Blades são destinadas aos motores Advance e UltraFan, que entrarão em operação no futuro
Teste do sistema CTi
A Rolls-Royce concluiu os testes do sistema das lâminas do rotor em material compósito de carbono e titânio destinado aos motores Advance e UltraFan. As provas foram conduzidas na unidade de testes de motores da empresa, no John C. Stennis Space Center, Mississipi, EUA.
O sistema de lâminas batizado de CTi (composite carbon/titanium) passou por um teste de ventos cruzados em um motor Trent 1000 ALPS, antes da prova de voo que acontecerá em Tucson, no Arizona, EUA.
“Este é mais um passo a frente no desenvolvimento da tecnologia de hélices CTi para os motores Advance e UltraFan”, comentou Francisco Itzaina, presidente da Rolls-Royce para a América do Sul. “Os testes bem-sucedidos comprovaram a performance do novo sistema e permitirão que o programa siga para a próxima fase de demonstração, incluindo o teste de voo”, afirma
O sistema CTi inclui lâminas de carbono/titânio e um invólucro de material compósito que reduz o peso em até 680 kg por aeronave, permitindo carregar até sete passageiros extras.
O motor Advance deverá oferecer uma redução de 20% na queima de combustível e emissão de CO² em relação a primeira geração do Trent, devendo entrar em serviço em 2020.
O design do UltraFan conta com um fan variável em marchas e é baseado em uma tecnologia que poderá entrar em operação a partir de 2025, oferecendo pelo menos 25% menos emissão de combustível e CO².
Aberta em 2007 e expandida em 2013 para incluir uma segunda área de testes, a unidade de testes de motores da Rolls-Royce em Stennis é um dos três locais de testes do fabricante no mundo. No local são conduzidos testes de desenvolvimento de motores, incluindo provas de ruído, vento cruzado, empuxo invertido, cíclico e resistência em todos os motores de grande porte da companhia.
Redação
Publicado em 02/09/2014, às 11h00 - Atualizado às 11h56
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