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Motivado pelo offshore

Rio de Janeiro terá três aeroportos com duas pistas

Obras da segunda pista do aeroporto de Macaé, no litoral norte do Rio de Janeiro, serão entregues em 2025


O aeroporto de Macaé será o terceiro do Rio de Janeiro a ter duas pistas de pousos e decolagens - Macaé Airport/Divulgação
O aeroporto de Macaé será o terceiro do Rio de Janeiro a ter duas pistas de pousos e decolagens - Macaé Airport/Divulgação

O aeroporto de Macaé (MEA), no litoral norte do Rio de Janeiro, será o terceiro aeroporto do estado a possuir duas pistas para pousos e decolagens.

A segunda pista do terminal, com 1.410 metros de extensão, está em construção desde junho, fazendo com que MEA seja o único do Brasil para operações offshore com esta configuração. A obra está recebendo investimentos de R$ 220 milhões e tem previsão de entrega para abril de 2025.

obra Macaé
A operação offshore responde por 55% do movimento do aeroporto - Foto: Macaé Airport/Rui Porto Filho

Quando estiver em operação, a categoria do aeroporto será elevada. Hoje, ele é homologado para receber aeronaves de classe B e, no futuro, poderá operar aeronaves de código C, como o Embraer E195. Para viabilizar as intervenções, os voos comerciais estão suspensos e serão retomados no início do segundo trimestre de 2024.

A pista atual seguirá sendo utilizada para operações offshore. Mesmo com a obra em andamento, os voos de aeronaves de asa rotativa, como helicópteros, que hoje são o principal movimento do local, com 55% das operações offshore na região, continuam normalmente.

Além de Macaé, os aeroportos Santos Dumont (SDU) e o internacional do Rio de Janeiro (GIG) possuem duas pistas para pousos e decolagens no estado.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 24/08/2023, às 11h02


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