AERO Magazine
Busca

Boas notícias

Relatório de Sustentabilidade mostra progresso da Boeing

Relatório de Sustentabilidade e Impacto Social da Boeing 2024 mostra progresso ao longo dos anos em diversas questões chaves para o setor aeroespacial


Boeing apresenta melhora em questões sociais e ambientais - Boeing
Boeing apresenta melhora em questões sociais e ambientais - Boeing

A Boeing divulgou hoje (25), o Relatório de Sustentabilidade e Impacto Social de 2024, onde aponta alguns progressos em suas metas sociais e ambientais ao redor do mundo. O relatório pontua melhorias em questões energéticas e aumento da força de trabalho feminina.

Um dos destaques da Boeing é a estratégia ambiental referente a questão de emissões de carbono, através da abordagem de "evitar primeiro, remover depois", o que permitiu tomar ações imediatas para um problema que pode se tornar crítico no futuro. As intensas pressões, sobretudo europeias, na questão ambiental tem ampliado a pressão da sociedade sobre a indústria aeronáutica.

A estratégia da Boeing implica em prevenir as emissões de carbono, com diversos investimentos, como uso de energia renovável e infraestrutura eficiente, ao mesmo tempo em que incentiva a conservação de recursos. Enquanto remover depois é a solução de compensações e remoções para emissões difíceis de serem evitadas em um processo industrial ou mesmo corporativo.

"É uma honra compartilhar o progresso constante que fizemos em relação à sustentabilidade, que sempre estará ancorada na segurança e na qualidade", disse Brian Moran, Chief Sustainability Officer da Boeing.

Segundo o relatório, no ano passado a Boeing utilizou 39% de energia oriunda de fontes renováveis, o que ocorreu combinação de compras diretas e créditos de energia renovável. Além disso, mais de a Boeing afirma que também apoiará o desenvolvimento de tecnologia e políticas importantes em apoio ao Esquema de Compensação e Redução de Carbono para Aviação Internacional (CORSIA, na sigla em inglês), a medida global baseada no mercado apoiada por seus clientes de companhias aéreas.

Outro ponto de destaque foi o aumento de 1,2 ponto percentual na porcentagem da força de trabalho global da Boeing composta por mulheres, desde 2020. A indústria aeroespacial é majoritariamente um ambiente masculino e nos últimos anos tem despertado a atenção também de mulheres, em todas as áreas, desde cargos de diretoria até funções nas linhas de montagem, time de voo, entre outros.

O relatório ainda mostrou um aumento de 100 mil horas de trabalho voluntário dos funcionários em 2023, totalizando 477 mil horas investidas em causas beneficentes em todo o mundo, além de US$ 60 milhões em doações dos funcionários, incluindo um impulso do Programa de Equiparação de Doações da Boeing para organizações beneficentes.

"Ao reafirmarmos esses valores fundamentais, é inspirador ver o foco de nossa empresa em ajudar nossa indústria no processo de descarbonização, ao mesmo tempo em que fortalecemos nossas comunidades e promovemos uma cultura de inclusão, onde a voz de todos é ouvida”, completou Moran.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 25/06/2024, às 16h00


Mais Notícias