AERO Magazine
Busca

Asas Rotativas

Receita Federal desloca EC135 para Foz do Iguaçu

Helicóptero vai auxiliar nas atividades de busca e repressão de contrabando


A Receita Federal do Brasil está utilizando diariamente, desde o último dia 6, um de seus Helibras EC135 T2+ na região de Foz do Iguaçu. A operação tem como objetivo coibir o contrabando especialmente na região de fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

Com a proximidade do Natal, o movimento na fronteira do país com o Paraguai e Argentina tende a se intensificar, o que favorece o aumento do contrabando e tráfico de armas e drogas. A Receita está mobilizando as Delegacias de Foz do Iguaçu, que estão trabalhando em conjunto com o helicóptero e equipes com cães farejadores.

O EC135 T2+ da Receita é equipado com câmera de imageamento térmico e sensores infravermelhos para detectar e identificar qualquer presença suspeita, além de equipamentos de visão noturna que permitem enxergar o solo mesmo a grandes distâncias durante a noite.

“Esses aparelhos tornam a nossa tarefa muito mais segura e discreta, o que aumenta a eficácia de nossos voos. O que se vê no ar, com o auxílio das câmeras é imediatamente repassado para as equipes terrestres ou náuticas e também contribui para o planejamento de futuras ações”, explica Leandro Calazans Leal, auditor-fiscal da Divisão de Operações Aéreas da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

As fiscalizações e atividades de inteligência passaram a contar com esses vetores aéreos modernos em 2007, quando foram entregues os dois primeiros helicópteros da Receita Federal do Brasil, entre eles o EC135 T2+. O sistema de vigilância aérea, conjunto mais importante para a missão da aeronave, assim como alguns outros, foram desenvolvidos, homologados e instalados pelos engenheiros brasileiros na fábrica da empresa em Itajubá (MG) antes da entrega dos helicópteros e o treinamento operacional foi realizado pelo Centro de Treinamento no Brasil.

“O helicóptero nos dá a possibilidade de ampliar as dimensões de uma missão. A partir dos céus já realizamos grandes operações nessa região”, conta o Comandante Leandro.

Redação
Publicado em 17/12/2014, às 16h00 - Atualizado às 20h00


Mais Notícias