AERO Magazine
Busca

Sun 'n Fun 2024

Raro Constellation fará apresentação em Sun 'n Fun

O recém-restaurado VC-121A Constellation fará sua primeira apresentação em Sun 'n Fun


O VC-121A é um dos dois únicos aviões da família Constellation em condições de voo no mundo - Scott Slocum, via Sun 'n Fun
O VC-121A é um dos dois únicos aviões da família Constellation em condições de voo no mundo - Scott Slocum, via Sun 'n Fun

O lendário Lockheed Constellation estará presente este ano no encontro de Sun ‘n Fun, que ocorrerá entre os dias 9 e 14 de abril, em Lakeland, na Flórida. O avião, é o único do tipo em voo nos Estados Unidos e foi recentemente restaurado pela Air Legends Foundation, uma organização civil de preservação da memória aeronáutica norte-americana.

O avião é um Lockheed VC-121A “MacArthur Bataan”, uma versão de transporte militar derivado direto do L-1011 e que foi utilizado tanto pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês), quanto pela NASA, antes de ficar exposto ao ar livre e quase ter sido sucateado.

O MacArthur Bataan, construído em 1948 e foi usado pela USAF em missões de socorro sobre o Atlântico e durante o transporte aéreo do cerco de Berlim, na operação Berlin Airlift. Na década seguinte, durante a Guerra da Coreia, serviu como posto de comando do general Douglas MacArthur, que o nomeou “MacArthur Bataan”. O nome foi uma homenagem aos soldados norte-americanos e filipinos que morreram durante a Marcha da Morte de Bataan, em 1942.

Mais tarde, o avião foi designado para missões VIP, onde transportou importantes generais e oficiais dos Estados Unidos, assim como o presidente Dwight D. Eisenhower. Após ser retirado de serviço em 1966, a NASA reaproveitou “MacArthur Bataan” como plataforma de testes em voo para calibrar estações de rastreamento terrestre durante o Programa Apollo, que levou a humanidade a Lua.

VC-121A Foto Edmundo Ubiratan
O VC-121A “MacArthur Bataan” fez sua estreia em 2023 em Oshkosh, durante o AirVenture - Foto:AERO Magazine/Edmundo Ubiratan

Após o encerramento do Programa Apollo, o Constellation foi adquirido pelo Museu da Aviação do Exército em Fort Rucker, no estado do Alabama, onde ficou por vários anos em exibição estática ao ar livre.

Em 1993, uma nova negociação permitiu que Ed Maloney, fundador do Planes of Fame Museum em Chino, Califórnia, comprasse o avião e realizasse uma completa restauração, que permitiu retomar a aeronavegabilidade. Pintado novamente com as cores de McArthur, ele voou no circuito de shows aéreos dos Estados Unidos por um ano até ser colocado em exibição estática no museu Planes of Fame, localizado em Valle, no Arizona. Por mais de uma década o “MacArthur Bataan” sofreu com a ação do clima, chegando a um estado crítico de preservação.

Em 2015, Rod Lewis, proprietário do Lewis Air Legends e do Air Legends Foundation, comprou a aeronave e contratou a renomada Fighter Rebuilders, especializada em restauro e retomada das condições de voo de diversos tipos de aviões, para realizar a restauração completa do veterano Constellation.

O processo foi concluído no ano passado, e no dia 20 de junho, o Air Legends Foundation o “MacArthur Bataan” voltou aos céus e um mês depois fez sua reestreia no circuito de eventos aeronáuticos norte-americano no AirVenture, em Oshkosh.

Para 2024, o “MacArthur Bataan” participará de uma série de eventos aéreos nos Estados Unidos e está programado para chegar a Sun ‘n Fun na terça-feira, 9 de abril. Um voo de exibição é planejado para aquarta-feira, 10 de abril. Na sequência deverá ficar em exposição estática até o dia 13, quando deixará Lakeland, para retornar a sede do Air Legends Foundation.

Haverá, por tanto, ao menos três oportunidades para ver o lendário Constellation em voo em Sun ‘n Fun.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 14/02/2024, às 17h00


Mais Notícias