AERO Magazine
Busca

Ar puro

Qatar Airways demonstra interesse na versão cargueira do 777X

Empresa árabe deseja reduzir no médio prazo as emissões de poluentes em suas operações


Boeing 777-9 durante campanha de ensaios em voo

Versão cargueira do 777X poderá ampliar capacidade ao mesmo tempo que reduz emissões de poluentes

A Qatar Airways expressou publicamente interesse em uma versão cargueira do Boeing 777X, com objetivo de ampliar sua capacidade de transporte e reduzir as emissões de poluentes.

Atualmente a empresa possui um pedido para 65 unidades do 777-9, a versão de maior capacidade da família Triplo Sete e que está em fase de certificação pela Boeing. O programa sofreu uma série de mudanças no cronograma, com as primeiras entregas previstas para ocorrer em 2023.

Oficialmente a Boeing não planeja uma versão cargueira da família 777X, oferecendo atualmente ao mercado apenas o 777-200LR na configuração de transporte de cargas. Porém, ainda que ofereça considerável capacidade de transporte e motores avançados, o modelo é baseado em uma tecnologia de quase duas décadas, comprometendo os planos de redução de emissões de poluentes.

O novo 777X oferece uma série de novas tecnologias, como motores mais eficientes e econômicos. O plano da Qatar Airways para uma versão dedicada ao mercado de cargas dependerá da aceitação da ideia por demais empresas aéreas, visto as poucas chances da Boeing construir uma versão baseada nos pedidos de um único cliente.

O CEO da Qatar Airways, Akbar al-Baker, também convidava a fabricante de motores GE a investir em novas tecnologias para tornar a aviação mais eficiente e menos poluente no médio prazo.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 08/04/2021, às 11h00 - Atualizado às 11h58


Mais Notícias