AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Airbus entrega primeiro A321XLR da Austrália

Qantas recebe seu primeiro Airbus A321XLR e se torna o operador de lançamento do modelo na Ásia-Pacífico


Nova aeronave de corredor único será usada inicialmente em rotas domésticas e integra plano de renovação da frota da companhia australiana - Airbus
Nova aeronave de corredor único será usada inicialmente em rotas domésticas e integra plano de renovação da frota da companhia australiana - Airbus

A australiana Qantas recebeu nesta segunda-feira (30), seu primeiro Airbus A321XLR e se tornará a primeira operadora da nova geração de aeronaves de corredor único na região Ásia-Pacífico.

A entrega foi realizada na linha de montagem do fabricante em Hamburgo (XFW), na Alemanha. A aeronave de matrícula VH-OGA foi transportada até Sydney (SYD) com apenas uma parada para descanso da tripulação em Bangkok (BKK). Equipado com motores Pratt & Whitney GTF, o novo avião da Qantas possui configuração de duas classes, com vinte assentos na classe executiva e 177 na cabine principal.

Inicialmente, a aeronave será utilizada em rotas domésticas na Austrália, com possibilidade de expansão futura para destinos secundários na Ásia. No total, o Qantas Group encomendou quarenta unidades do A321XLR como parte de seu programa de modernização da frota — 28 destinadas à Qantas e doze à subsidiária de baixo custo Jetstar.

View this post on Instagram

A post shared by Airbus (@airbus)

As encomendas fazem parte de um pedido maior da companhia aérea junto à Airbus, que inclui 128 aeronaves de corredor único e 24 A350-1000, de fuselagem larga.

O A321XLR é uma evolução da família A320neo, com maior alcance e capacidade de carga. Segundo a fabricante, a aeronave oferece até 30% de redução no consumo de combustível e emissões de carbono em comparação com modelos anteriores concorrentes. Já foram registradas mais de quinhentas encomendas em todo o mundo.

Como os demais modelos da Airbus, o A321XLR é certificado para operar com até 50% de combustível sustentável de aviação (SAF), com meta de alcançar 100% até 2030.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/06/2025, às 09h09


Mais Notícias