Russo peso pena

Produção do novo cargueiro russo avança

Segundo protótipo do Il-112V entra em montagem final


A russa United Aircraft Corporation (UAC) iniciou a construção do segundo protótipo do Ilyushin Il-112V, um avião de transporte militar tático leve. A construção está sob responsabilidade da Voronezh Aircraft Production Plant (Vaso), uma das unidades da UAC, localizada em Omsk, no interior da Rússia.


O protótipo (01-02) será empregado em ensaios estáticos e de fadiga, além de permitir o aperfeiçoamento dos processos de produção e montagem. O primeiro protótipo (01-01) já está em montagem final, com o roll-out previsto para meados de março ou abril. O primeiro voo deverá ocorrer apenas em setembro.

O Il-112V foi concebida para substituir a frota de An-26, com capacidade de operar em pistas semi-preparadas, com carga paga de 3,5 toneladas e peso máximo de decolagem de 21 toneladas. Com carga máxima poderá voar uma distancia de até 2.400 km, com velocidade média de 450 km/h.

O modelo não tem, por ora, previsão de exportação, devendo num primeiro momento atender as necessidades das forças armadas russas. Uma eventual exportação colocaria o Il-112V numa categoria próxima do C-27 Spartan e C295.

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 19 de Janeiro de 2018 às 18:43


Notícias Il-122V UAC Rússia Illyushin