O novo processo de privatização da TAP Air Portugal poderá durar até um ano
O governo português quer vender pelo menos 49% da TAP Air Portugal como parte do processo de privatização previsto para ser iniciado em março, com conclusão prevista para o fim do ano ou o primeiro semestre de 2026.
A informação foi divulgada na última terça-feira (11), pela agência Bloomberg. O Lufthansa Group, a Air France-KLM e a International Airlines Group (IAG) já demonstraram interesse na companhia aérea. Conversações foram iniciadas com potenciais investidores para a avaliação das propostas e definir os termos da privatização.
Em paralelo, a Azul Linhas Aéreas, ex-acionista da TAP, está buscando um reembolso de um empréstimo de 90 milhões de euros (R$ 541,6 milhões) feito à empresa em 2016. “Está muito claro que a Azul emprestou dinheiro à TAP, não acho que ninguém negue isso", disse John Rodgerson, CEO da aérea brasileira, que contratou um escritório de advocacia em Portugal para garantir o pagamento da dívida antes da privatização.
A TAP Air Portugal voa de Lisboa (LIS) e/ou do Porto (OPO) para doze destinos em todas as cinco regiões brasileiras, incluindo os aeroportos internacionais de Guarulhos (GRU), em São Paulo, e do Galeão (GIG), no Rio de Janeiro.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 14/02/2025, às 09h30
+lidas