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Um dos maiores aviões cargueiros do mundo

Primeiro voo do Antonov An-124 completa 40 anos

Antonov An-124 completa 40 anos do primeiro voo e segue como o maior cargueiro de série do mundo


Vinte unidades estão atualmente em operação em três operadores - Divulgação
Vinte unidades estão atualmente em operação em três operadores - Divulgação

Há exatos 40 anos, em 26 de dezembro de 1982, o Antonov An-124 fazia o seu voo inaugural.

O quadrimotor foi desenvolvido no início da década de 1970, na tentativa de resolver o problema da escassez de capacidade de transporte aéreo pesado na União Soviética. Desde o projeto até o primeiro voo foram 11 anos, com trabalhos liderados pelo designer-chefe Viktor Tolmachev.

O avião somente foi apresentado ao público no Paris Air Show de 1985. Ainda que fosse um modelo que voou nos anos 1980, sua tecnologia geral era oriunda de conceitos do final do início da década de 1960.

O An-124 tem três características peculiares. É o avião de carga de maior peso bruto do mundo, o avião de carga mais pesado em operação e o maior avião de transporte existente produzido em série. Sua certificação civil somente foi emitida 10 anos depois, em dezembro de 1992, já após o fim da União Soviética.

O An-124 possui uma dupla fuselagem, permitindo que a porta de carga traseira abra durante o voo sem exigir uma estrutura mais complexa ou pesada. Potentes suportes suspendem as suas 24 rodas dos trens de pouso e a suspensão é ajustada para permitir aterrissagens em pistas não preparadas, incluindo de terra ou lama. Além disso, o An-124 possui duas pontes rolantes a bordo, que em conjunto pode levantar até 30 toneladas de carga.

O An-124 foi criado como uma resposta tardia ao Lockheed C-5 Galaxy, que voou nos anos 1960. Sendo assim, a Antonov criou um avião ligeiramente maior, mas com um compartimento de cargas com volume 20% superior ao rival. Como comparação o An-124 tem o compartimento de cargas com 36 × 6,4 × 4,4 metros, enquanto o C-5 conta com 36,91 × 5,79 × 4,09 metros.

Recentemente a Antonov Airlines realizou uma série de melhorias na sua frota de An-124-100M-150, como reforço na fuselagem e nos sistemas de navegação, que foram redesignados como An-124-150. Além disso, a carga paga passou de 120 toneladas para 150 toneladas.

No fim de 2020, haviam apenas vinte aviões em operação, sendo sete pela Antonov Airlines, a empresa aérea da própria Antonov, doze na russa Volga-Dnepr Airlines e uma na Maximus Air Cargo, dos Emirados Árabes.

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Por Marcel Cardoso
Publicado em 26/12/2022, às 08h28


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