AERO Magazine
Busca

Novo vetor

Primeiro F-35 da Polônia começou a ser produzido pela Lockheed Martin

Força aérea da Polônia encomendou 32 unidades do F-35 e a Lockheed Martin prevê entregar os primeiros caças em 2024


F-35 deverão ocupar o espaço que foi por várias décadas dos MiG-29 - Lockheed Martin
F-35 deverão ocupar o espaço que foi por várias décadas dos MiG-29 - Lockheed Martin

A Lockheed Martin deu início a produção do primeiro F-35A Lightning II destinado a Polônia, que será o primeiro país do leste europeu a operar com o caça de quinta geração.

O primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki visitou as instalações da Lockheed Martin, em Marietta, nos EUA e observou de perto o  conjunto da asa e da fuselagem central (CWA) do exemplar que será destinado a Força Aérea Polonesa.

A produção do F-35 ocorre atualmente em mais de uma instalação da Lockheed Martin, já as asas, por exemplo, serão anexadas à fuselagem na unidade da empresa em Fort Worth, no Texas.

As primeiras aeronaves de quinta geração da Polônia deverão ser entregues à força aérea em 2024, mas só devem efetivamente chegar as bases do país em 2026. O intervalo faz parte do processo de maturação dos sistemas do avião e a capacitação dos pilotos, que serão treinados nos Estados Unidos. Os F-35 deverão ser operados a partir da base aérea de Łask.

Ao todo, 32 unidades renovarão a frota do país, tendo em visto que até pouco tempo era composta por caças MiG-29, sendo que alguns destes foram entregues à Ucrânia.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 13/04/2023, às 11h35


Mais Notícias