AERO Magazine
Busca

Rival russo

Primeiro avião comercial de grande porte russo avança no desenvolvimento

Fuselagem destinada aos ensaios estáticos chegou a laboratório e projeto pretende competir com Airbus e Boeing


A russa Irkut Corporation enviou para Zhukovsky a primeira fuselagem completa do MC-21-300 que será utilizada em ensaios estáticos. A aeronave passará por uma extensa campanha de testes, incluindo de fadiga, em paralelo aos ensaios em voo.

A expectativa é que durante os ensaios a fuselagem seja submetida a mais de 180.000 ciclos, simulando a operação completa de uma aeronave, de decolagem, voo de cruzeiro e pouso. O processo é conduzido em um dos maiores centros de engenharia aeroespacial do mundo, no aeroporto de Ramenskoye, famoso por sediar o tradicional Moscou Air Show, além de ser palco de uma série de voos históricos e muitos deles secretos, especialmente nos tempos da guerra Fria.

O MC-21 é o primeiro avião de passageiros destinado a voos domésticos e internacionais totalmente desenvolvido após o fim da União Soviética. As autoridades da Rússia esperam que o modelo seja capaz de rivalizar com os modelos ocidentais Airbus A320neo e Boeing 737 MAX. Inclusive, grande parte dos sistemas e conceitos são ocidentais, representando uma quebra de paradigmas na indústria russa. De maneira controversa, o projeto avança enquanto o regional Superjet, desenvolvido em parceria com a italiana Leonardo, passa a adotar cada vez menos tecnologia e sistemas ocidentais.

A empresa aérea russa Aeroflot se tornará o maior cliente do MC-21, que será configurado para a para até 169 passageiros, sendo 16 na classe executiva e 153 na econômica.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 04/12/2018, às 16h00 - Atualizado às 18h27


Mais Notícias