Avião regional Lus222 está sendo desenvolvido com tecnologia portuguesa e tem previsão para primeiras entregas em 2027
Portugal poderá ter concluído o desenvolvimento do seu primeiro avião de passageiros até 2027. O Lus222 será a primeira aeronave de cargas ou passageiros produzida no país, mais precisamente em Ponte de Sor, na região de Alentejo.
O desenvolvimento, produção e comercialização do Lus222 é feito pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), que investirá aproximadamente 100 milhões de euros e poderá gerar mais de mil postos de trabalhos, diretos e indiretos.
O avião português é um bimotor regional de asa alta, cantilever, cauda alta em “T” e trem de pouso fixo. Segundo dados do fabricante as dimensões serão de 16,5 metros de comprimento e 6,5 metros de altura, suportando até 8,2 toneladas de carga. O modelo também poderá ter capacidade para operação em pistas despreparadas.
Miguel Braga, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do avião, acrescentou outros detalhes do projeto: “Construiremos na cidade de Portalegre a cabine de pintura, e o centro de manutenção, treino e formação, além dos edifícios administrativos da CEiiA. É um grande salto para a região e o ecossistema aeronáutico português. É um grande resultado para o País”.
A aeronave terá será uma configuração para até dezenove passageiros, com entrada por uma porta na traseira e outra versão cargueira. A empresa até o momento não divulgou o fornecedor do trem de pouso e quais os tipos de motores que equiparão o avião, pois os componentes não possuem fabricantes portugueses.
Por Micael Rocha
Publicado em 13/04/2024, às 12h00
+lidas