AERO Magazine
Busca

Avião off-road

Fabricante suíço cria primeiro jato de negócios capaz de operar em pistas de terra

Voltado principalmente para o agronegócio, Pilatus PC-24 inicia testes em pista não pavimentada; VEJA O VÍDEO


A suíça Pilatus realizou as primeiras provas com o PC-24 operando em pista não pavimentada. O PC-24 é o primeiro avião de negócios a jato certificado para operar em pistas de terra e grama e está atualmente passando por um programa de testes pós-certificação com ênfase especial em operações de pista não pavimentadas. A Pilatus planeja obter a certificação Rough Field no quarto trimestre de 2018.

O objetivo é oferecer a plena capacidade do avião em operações do tipo, algo inédito na categoria. O uso de aeronaves a jato em pistas de terra é restrito a poucos aviões militares, em geral cargueiros táticos, como o C-17 Globemaster III.

As principais restrições são relacionadas a ingestão de detritos pelo motor, lançamento de pedregulhos em superfícies de controle e flaps, assim como danos extensivos aos pneus. Além disso, pistas não pavimentadas, em geral, são mais curtas, o que exige maior performance do avião. No caso do PC-24, os motores foram instalados de maneira a evitar a ingestão de objetos e os bocais de exaustão possuem novo formato, permitindo a vetorização do fluxo de ar em determinados regimes de potência. Os engenheiros ainda criaram um novo os sistemas de flap inteligentes e um design especial da asa.

O avião pode operar em pistas curtas e não preparadas, ao mesmo tempo em que garante uma velocidade de 425 kt, com alcance máximo de 1.950 mn (3.610 km), voando a 45.000 pés.

Os ensaios estão sendo conduzidos no Woodbridge Airfield, a nordeste de Londres, que oferece ótimas condições de teste, ao possibilitar operações em pista curta e com atuação de vento lateral.

Desde o início, o PC-24 foi projetado para operações “off road”, que fornece acesso a quase o dobro de aeroportos em todo o mundo em comparação com outros jatos atualmente disponíveis no mercado.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 29/06/2018, às 15h00 - Atualizado às 16h03


Mais Notícias