A Iberia se tornou oficialmente a primeira companhia aérea a receber o Airbus A321XLR, narrowbody de ultralongo alcance
Pouco mais de quinze meses após o primeiro voo, a Airbus entregou nesta quarta-feira (30), o seu primeiro A321XLR, narrowbody de ultralongo alcance, à Iberia, primeira cliente do modelo no mundo.
Equipada com motores CFM LEAP-1A, a aeronave de matrícula EC-OIL será utilizada inicialmente em voos regionais dentro da Europa, antes de realizar seu primeiro voo transatlântico, ligando Madri (MAD) a Boston (BOS) em novembro. Ela tem capacidade para 182 passageiros, com configuração em duas classes, incluindo assentos reclináveis na classe executiva, que oferecem acesso direto ao corredor.
“Estamos muito orgulhosos de ser a companhia de lançamento para essa nova aeronave da Airbus. O A321XLR nos permitirá alcançar novos destinos, operando rotas transoceânicas de maneira mais eficiente", disse Marco Sansavini, CEO e Presidente da Iberia.
Congratulations @Iberia on the delivery of your (and our) 1st #A321XLR, becoming the 1st operator of the world's newest single-aisle! ✈️ Soon to be flying transatlantic flights, passengers can expect superior long haul comfort and connectivity in its beautiful #AirspaceCabin. 😍 https://t.co/q2MLW947Zt
— Airbus (@Airbus) October 30, 2024
Essa nova variante do A321 é uma evolução do A320neo, projetada para atender a demanda do mercado por maior alcance e capacidade de carga. Com alcance de até 4.700 milhas náuticas, o A321XLR oferece 15% mais autonomia do que o A321LR, além de uma economia de 30% em consumo de combustível por assento, comparado a aeronaves de geração anterior.
Até o momento, a Airbus já possui mais de quinhentos pedidos para o novo modelo.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/10/2024, às 08h17
+lidas