RAF utilizou um dos seus C-17 para viabilizar a viagem do presidente Zelensky da Ucrânia até o Reino Unido
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou ao Reino Unido na manhã de hoje (8), abordo de um C-17 Globemaster III operado pela Real Força Aérea (RAF, na sigla em inglês).
O avião cargueiro pousou no aeroporto de Stansted, um dos cinco aeroportos que servem a região metropolitana de Londres, às 10h22 (hora local) e o presidente Zelensky foi recebido pelo primeiro-ministro britânico Rishi Sunak.
Welcome, President @ZelenskyyUa.
— UK Prime Minister (@10DowningStreet) February 8, 2023
🇬🇧🇺🇦 #SlavaUkrainipic.twitter.com/uG1VTuxJpC
Durante seu encontro com as autoridades britânicas, que incluiu um encontro o Rei Charles III, o presidente da Ucrânia fez um discurso de agredecimento ao Reino Unido pela ajuda bélica e fez um apelo para o envio de armas ofensivas.
Em um discurso no Westminister, o parlamento britânico, Zelensky abusou da retórica e fez um apelo para o envio de aviões militares, incluindo caças modernos, para garantir a segurança da Ucrânia.
A considerada "surpresa" pela comunidade internacional envolveu extenso planejamento tanto do Reino Unido, quanto da Ucrânia. Esta é a segunda viagem internacional de Zelensky desde o começo da guerra em fevereiro de 2022, a primeira foi uma passagem pelos Estados Unidos, que na ocasião envolveu a logística da força aérea norte-americana.
O Reino Unido tem sido uma das principais nações no suporte com armamentos aos ucranianos. Recentemente foi confirmando o envio de tanques pesados Challenger II e a manutenção do treinamento militar as forças de Kiev.
Segundo o Palácio do Eliseu, sede do governo francês, Zelensky hoje a noite deverá ter uma reunião com o presidente Emmanuel Macron e o chanceler alemão, Olaf Scholz, em Paris.
Por André Magalhães
Publicado em 08/02/2023, às 12h05
+lidas