Eurofighter Typhoon britânicos aturam junto com caças do Qatar durante a Copa do Mundo ampliando a defesa aérea
A Royal Air Force (RAF, na sigla em inglês) concluiu sua atuação na defesa aérea do Qatar, que ocorreu durante o período da Copa do Mundo Fifa 2022, que foi encerrada no último dia 18.
A RAF apoiou a força aérea do país árabe nas missões de vigilância aérea durante o torneiro, empregando seus caças Eurofighter Typhoon.
Os Typhoon, por meio do esquadrão nº 12, operaram junto com caças da força aérea do Qatar (Qatar Emiri Air Force) a partir da base aérea de Dukhan, localizada no oeste do país, aproximadamente 80 quilômetros de Doha.
Além disso, houve apoio dos aviões-tanque Voyager (A330 MRTT) britânicos, que estavam baseados em Al-Udeid, a sudoeste de Doha, que também abriga diversas forças aéreas aliadas.
Ao todo, foram acumuladas 114 horas operacionais dos caças britânicos durante as Copa do Mundo.
"Juntamente com o apoio a Copa do Mundo o 12º Esquadrão também participa do 'Projeto Thariyat'. Em setembro de 2022, 160 funcionários destacados da RAF apoiaram a formação do primeiro esquadrão Typhoonda Força Aérea dos Emirados do Qatar", disse Khalid bin Mohamed Al Attiyah, Vice-Primeiro Ministro e Ministro de Estado para Assuntos de Defesa no Qatar.
Apesar do pequeno território, a força aérea catari é uma das mais importantes da região. Sua frota de caças é composta pelos Dassault Rafale, Dassult Mirage 2000, Boeing F-15E Strike Eagle. Além disso, novos aviões serão introduzidos, como o F-15EX e o Eurofighter Typhoon.
Por André Magalhães
Publicado em 22/12/2022, às 09h55
+lidas