AERO Magazine
Busca

Alivio nos custos das aéreas

Preço do querosene de aviação vai cair 10,4%

Petrobras anunciou redução do preço do querosene de aviação (QAV), a partir de 1.º de setembro


Preço do QAV terá segunda redução mensal seguida - Divulgação
Preço do QAV terá segunda redução mensal seguida - Divulgação

A Petrobras anunciou hoje (26) que o preço do querosene de aviação (QAV) será reduzido em 10,4% para as distribuidoras, a partir da próxima quinta-feira (01). Este é o segundo reajuste negativo seguido anunciado pela estatal. No início do mês, os preços já haviam caído 2,6%. Os ajustes dos valores do QAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras. 

Os preços de venda para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), historicamente, o QAV é o item de maior ineficiência econômica para as companhias aéreas brasileiras e responde por mais de um terço dos custos do setor, que por sua vez têm uma parcela de mais de 50% indexada ao dólar.

Há ainda um agravante. O Brasil é o único país do mundo que tem um tributo regional sobre o QAV, o Icms, que não é cobrado para as empresas estrangeiras ao abastecer em território nacional, o que provoca uma disparidade entre as passagens para voos domésticos e as de voos internacionais, considerando distâncias similares.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Marcel Cardoso
Publicado em 26/08/2022, às 11h11


Mais Notícias