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Prazo para oferta pela Piaggio Aeroespace foi estendido em uma semana

Autoridades italianas estenderam até o dia 19 de junho o prazo para oferta pela Piaggio Aeroespace e Piaggio Aviation


Antes da crise sanitária o P.180 Avanti Evo obteve entregas na média de três aviões por ano - Piaggio Aerospace
Antes da crise sanitária o P.180 Avanti Evo obteve entregas na média de três aviões por ano - Piaggio Aerospace

As autoridades italianas ampliaram em uma semana o prazo para potenciais interessados na Piaggio Aerospace e a Piaggio Aviation enviarem suas propostas. Agora potenciais investidores terão até o dia 19 de junho para enviar suas ofertas pela empresa.

O fabricante de aviões italiano enfrenta uma grave crise financeira há vários anos, além da quase ausência de interesse em seus aviões de negócios, mantendo basicamente serviços de suporte pós-venda. Entre 2015 e 2019, a Piaggio Aerospace comercializou uma média de três P.180 Avanti Evo, por ano. O melhor desempenho ocorreu em 2018, com apenas quatro unidades produzidas.

Segundo comunicado oficial, a Piaggio Aerospace detém atualmente uma carteira de pedidos para dezessete P.180 Avanti Evo, avaliados em € 556 milhões (R$ 2,9 bilhões). Ainda que com dificuldades em caixa, a empresa espera atingir o ponto de equilíbrio em seu balanço fiscal até o final deste ano.

P.180 Patrulha
P.1HH HammerHead é a proposta da Piaggio para uma aeronave não tripulada baseada no P.180

Um dos entraves é a dificuldade de encontrar investidores e o processo burocrático que envolve a venda dos ativos. Os comissários italianos acreditam que o processo poderá ser concluído apenas em maio do ano que vem, caso os interessados entreguem até o dia 19 de junho suas propostas. O prazo é considerado bastante crítico, visto a situação de investimentos na Europa e as pressões da concorrência, que mantém investimentos em novos lançamentos e aviões cada vez mais competitivos, justamente na faixa de negócios do P.180 Avanto Evo.

Ainda que com apenas um produto no segmento da aviação de negócios, a Piaggio conta com um avião de patrulha derivado do P.180 e um modelo não-tripulado, que oferecem relativo potencial de vendas, em especial para nações pequenas ou com orçamentos militares restritos. Além disso, o fabricante produz componentes e motores para diversos fabricantes aeronáuticos no mundo.

Os candidatos elegíveis, que podem incluir investidores estrangeiros, terão trinta dias para realizar due diligence sobre os balanços da Piaggio antes de fazer ofertas vinculativas. O processo de venda está em aberto desde novembro de 2019, tendo sido impactado pela crise sanitária e as consequentes dificuldades econômicas do mundo no pós-pandemia, inclusive pelos efeitos causados pela Guerra da Ucrânia.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/06/2023, às 17h17


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