AERO Magazine
Busca

Conceito de família

Novo avião da Honda começa a ser vendido em todo o mundo

Expectativa da Honda Aircraft é que seu novo avião, o HondaJet 2600 Concept seja certificado até 2028


HondaJet 2600 Concept deverá disputar mercado com os Phenom 300 da Embraer - Honda Aircraft
HondaJet 2600 Concept deverá disputar mercado com os Phenom 300 da Embraer - Honda Aircraft

A Honda Aircraft Company oficializou hoje (13) que passará a aceitar encomendas do recém-lançado o HondaJet 2600 Concept, a versão de maior capacidade da família HondaJet. O modelo foi anunciado durante a NBAA-BACE 2021, como um complemento ao modelo atual, adicionando maior capacidade e alcance.

O novo HondaJet 2600 Concept deverá disputar o mercado dos jatos leves, em especial com a família Phenom 300, da Embraer, que há vários anos lideram o mercado. A Honda Aircraft espera que o novo avião possa repetir o sucesso do HondaJet, que em suas diversas variantes se tornou o principal modelo da categoria de jatos de negócios de entrada.

Segundo o fabricante, a expectativa é obter a certificação de tipo nos Estados Unidos e Europa em meados de 2028.

O programa HondaJet 2600 Concept obteve uma reação positiva do mercado desdea apresentação do mockup em 2021. A nova aeronave promete superaá o desempenho, conforto e eficiência dos principais rivais, proporcionando uma experiência similar a existente nos jatos de médio porte, na categoria Midsize.

Um dos destaques do projeto da Honda é o avião ter sido concebido para ser o primeiro da categoria com capacidade de realizar voos transcontinentais sem escalas, podendo voar costa-a-costa nos Estados Unidos, ou entre a Costa Leste e alguns destinos na Europa. O modelo terá uma espaçosa cabine, usando diversos conceitos de design aprovados pelos clientes do HondaJet, aliado a uma capacidade para acomodar até onze ocupantes. O HondaJet 2600 Concept também é projetado para operação de piloto único (single pilot).

Segundo informações preliminares, o avião oferecerá elevada eficiência de combustível, podendo ser até 20% a mais econômico que os jatos leves atuais e ter mais de 40% de vantagem na eficiência energética do que aviões de negócios da categoria Midsize.

Grande parte do novo projeto deverá empregar as soluções já usadas nos atuais HondaJet Elite II, inclusive a instalação dos motores sobre as asas e os conceitos de engenharia e aerodinâmica.

“Ao aproveitar a experiência por trás de nossas inovações tecnológicas, vamos acelerar o desenvolvimento do programa com a sustentabilidade como elemento-chave em todo o processo”, destacou Hideto Yamasaki, presidente e CEO da Honda Aircraft Company.

Embora o avião esteja ainda em fase de desenvolvimento, a Honda Aircraft Company firmou diversos acordos com fornecedores estratégicos, incluindo a Aernnova, para aeroestruturas e componentes; Garmin, para aviônicos; a Spirit AeroSystems, que produzirá parte da fuselagem; e Williams International, que vai fornecer os motores.

A Honda Aircraft Company está finalizando os projetos de engenharia do HondaJet 2600 Concept, com atividades de fabricação em andamento, com expectativa do primeiro avião ser apresentado até 2025.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/06/2023, às 16h00


Mais Notícias