AERO Magazine
Busca

Aviação Geral

Pouso forçado de avião em rodovia federal está sob investigação

O pouso forçado de um Flyer Pelican 500BR na BR-101, em Santa Catarina, não deixou vítimas


O caso aconteceu em Garuva, no norte de Santa Catarina, no último sábado (5) - Reprodução/Redes Sociais
O caso aconteceu em Garuva, no norte de Santa Catarina, no último sábado (5) - Reprodução/Redes Sociais

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) abriu investigação para apurar as causas do pouso forçado de um Flyer Pelican 500BR na BR-101, na altura do município de Garuva, em Santa Catarina, no último fim de semana.

A aeronave, de matrícula PU-FAI, havia decolado do aeroclube de Guaramirim e fazia um voo panorâmico sobre a cidade. O incidente aconteceu durante o retorno ao ponto inicial. No pouso, o piloto teve de efetuar desvio de fios de alta tensão e de um caminhão-tanque, que conseguiu frear a tempo de evitar uma colisão. Não houve feridos.

O Flyer Pelican 500BR é uma aeronave ultraleve de asa alta e motor único, fabricada pela empresa brasileira Flyer Indústria Aeronáutica Ltda., localizada em Sumaré, São Paulo. Este modelo é uma versão licenciada do Ultravia Pelican, desenvolvido por Jean Rene Lepage.

Especificações técnicas

  • Dimensões:

    • Comprimento: 5,94 metros

    • Envergadura: 8,99 metros

    • Altura: 2,46 metros

    • Área da asa: 10,03 m² 

  • Pesos:

    • Peso vazio: 340 kg

    • Peso máximo de decolagem: 635 kg

  • Desempenho:

    • Velocidade máxima: 241 km/h

    • Velocidade de cruzeiro: 233 km/h

    • Velocidade de estol: 71 km/h

    • Razão de subida: 459 metros/minuto

    • Alcance: 1.126 km

    • Teto de serviço: 4.572 metros

  • Motorização:

    • Motor Rotax 912 S de 100 hp, refrigerado a água, com lubrificação por cárter seco 

  • Capacidade de combustível:

    • 91 litros distribuídos em dois tanques nas asas, com 87 litros utilizáveis

  • Hélice:

    • Warp-Drive tripá, com passo ajustável no solo

  • Desempenho de decolagem e pouso:

    • Distância de decolagem: 107 metros

    • Distância de pouso: 152 metros

O avião possui trem de pouso fixo, com opção de configuração triciclo ou convencional. O nariz é direcionável e conta com suspensão por amortecedores de borracha, enquanto as rodas principais possuem freios a disco. O cockpit acomoda piloto e passageiro, lado a lado, com espaço para bagagem atrás dos assentos. 

Por Marcel Cardoso
Publicado em 07/04/2025, às 09h44


Mais Notícias