O pouso forçado de um Flyer Pelican 500BR na BR-101, em Santa Catarina, não deixou vítimas
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) abriu investigação para apurar as causas do pouso forçado de um Flyer Pelican 500BR na BR-101, na altura do município de Garuva, em Santa Catarina, no último fim de semana.
A aeronave, de matrícula PU-FAI, havia decolado do aeroclube de Guaramirim e fazia um voo panorâmico sobre a cidade. O incidente aconteceu durante o retorno ao ponto inicial. No pouso, o piloto teve de efetuar desvio de fios de alta tensão e de um caminhão-tanque, que conseguiu frear a tempo de evitar uma colisão. Não houve feridos.
O Flyer Pelican 500BR é uma aeronave ultraleve de asa alta e motor único, fabricada pela empresa brasileira Flyer Indústria Aeronáutica Ltda., localizada em Sumaré, São Paulo. Este modelo é uma versão licenciada do Ultravia Pelican, desenvolvido por Jean Rene Lepage.
Motorists on BR-101 in Garuva, northern Santa Catarina, Brazil, were forced to swerve out of the way to avoid hitting a light aircraft that was making an emergency landing on the busy highway.
— Gulf Daily News (@GDNonline) April 7, 2025
Footage taken by one of the motorists shows the light aircraft swinging low over the… pic.twitter.com/zgmyKrFExm
Dimensões:
Comprimento: 5,94 metros
Envergadura: 8,99 metros
Altura: 2,46 metros
Área da asa: 10,03 m²
Pesos:
Peso vazio: 340 kg
Peso máximo de decolagem: 635 kg
Desempenho:
Velocidade máxima: 241 km/h
Velocidade de cruzeiro: 233 km/h
Velocidade de estol: 71 km/h
Razão de subida: 459 metros/minuto
Alcance: 1.126 km
Teto de serviço: 4.572 metros
Motorização:
Motor Rotax 912 S de 100 hp, refrigerado a água, com lubrificação por cárter seco
Capacidade de combustível:
91 litros distribuídos em dois tanques nas asas, com 87 litros utilizáveis
Hélice:
Warp-Drive tripá, com passo ajustável no solo
Desempenho de decolagem e pouso:
Distância de decolagem: 107 metros
Distância de pouso: 152 metros
O avião possui trem de pouso fixo, com opção de configuração triciclo ou convencional. O nariz é direcionável e conta com suspensão por amortecedores de borracha, enquanto as rodas principais possuem freios a disco. O cockpit acomoda piloto e passageiro, lado a lado, com espaço para bagagem atrás dos assentos.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 07/04/2025, às 09h44
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