Restrições de viagem foram atenuadas, mas exigências de teste negativo e quarentena estão mantidas
Voos entre o Brasil e Portugal serão retomados mantendo uma série de restrições sanitárias
O governo português anunciou a atenuação de restrições de viagens para Brasil, autorizando o embarque para casos essenciais. Ainda assim, Portugal manterá por mais quinze dias o prolongamento das restrições ao tráfego aéreo.
Passageiros procedentes do Brasil, África do Sul e outros países com taxa de incidência de covid-19 de 500 casos para 100.000 habitantes deverão cumprir quarentena de 14 dias, que pode ser feita em domicílio ou em local indicado por autoridades de saúde.
O governo português classificou como essenciais as viagens em trânsito (com conexão internacional em aeroportos do país) e as de caráter profissional, saúde ou humanitário.
Independente do caso, é obrigatório a apresentação do teste negativo para covid-19, feito em até 72 horas antes do voo. O passageiro poderá fazer o teste no próprio aeroporto e aguardar no local pelo resultado.
Atualmente, a TAP Air Portugal mantém 23 frequências semanais de Lisboa (LIS) para os aeroportos de São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG), Belo Horizonte (CNF), Brasília (BSB), Salvador (SSA), Recife (REC) e Fortaleza (FOR), além de uma frequência semanal do Porto (OPO) para o Rio de Janeiro (GIG).
A Azul também planeja retomar suas ligações pra Portugal amanhã (18), com três voos semanais entre Campinas, no interior de São Paulo, e Lisboa. Porém, a empresa destaca que, por ora, apenas cidadãos portugueses, da União Europeia ou que tenham residência fixa no país, estão autorizados a viajar neste momento.
Ainda que sofrendo restrições que devem impactar o número de passageiros embarcados, a Azul manterá o Airbus A330-900neo, com 298 assentos, na rota. Entre os motivos está a inviabilidade do uso de uma aeronave de menor capacidade.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 17/04/2021, às 14h40 - Atualizado às 14h57
+lidas