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Da variante 737-900NG

Portas do Boeing 737 NG também estão passando por inspeção

FAA recomendou que as portas intermediárias do 737-900 também passem por inspeção


Quase 500 aeronaves do modelo anterior ao MAX 9 estão em operação - Divulgação.
Quase 500 aeronaves do modelo anterior ao MAX 9 estão em operação - Divulgação.

A FAA, a agência federal de aviação dos Estados Unidos, recomendou ontem (21), que os operadores do Boeing 737-900, versão anterior ao MAX 9, inspecionem visualmente os plugues das portas intermediárias das aeronaves.

Segundo a FAA, o pedido é uma camada adicional de segurança, visto que o design é semelhante ao do novo modelo. O órgão detalhou ainda que algumas companhias aéreas já iniciaram o procedimento e encontraram supostas anomalias com parafusos do tampão da porta.

No início de janeiro, um 737 MAX 9 (N704AL) da Alaska Airlines teve uma das portas arrancadas após a decolagem de um aeroporto norte-americano e teve uma posterior descompressão, motivando o retorno da aeronave ao ponto de partida, com 177 pessoas, em segurança.

Desde então, tanto o fabricante quanto a companhia aérea estão sendo questionados pela Justiça, por legisladores e por reguladores, sobre este problema.

Quase 500 unidades do 737-900NG estão em operação, em sua maioria, nos Estados Unidos. O equipamento alvo de inspeção, porém, não está presente em todas elas, já que em aeronaves de alta densidade, estão instaladas portas equipadas com saída de emergência em seu lugar.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/01/2024, às 06h59


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