AERO Magazine
Busca

"Fora de nosso controle"

Copa Airlines reduziu em mais de 20% oferta de voos diários

CEO da Copa Airlines diz que 80 voos diários foram cancelados desde a suspensão das operações com o Boeing 737 MAX 9


737 MAX 9 no aeroporto internacional de São Paulo - Guilherme Amancio
737 MAX 9 no aeroporto internacional de São Paulo - Guilherme Amancio

A Copa Airlines disse hoje (16), que cerca de 80 voos diários foram cancelados após a suspensão das operações com o Boeing 737 MAX 9, depois de uma porta sair da fuselagem de um avião da Alaska Airlines.

Em um vídeo esclarecendo a situação e pedindo desculpas aos seus clientes, Pedro Heilbron, CEO da Copa Airlines, diz que o volume de voos cancelados representa mais de 20% de suas operações diárias, incluindo rotas para o mercado brasileiro.

O executivo ressaltou que o aterramento de parte da frota visa a segurança de seus passageiros e tripulantes, enquanto inspeções são realizadas e investigações são conduzidas para determinar as possíveis causas do incidente envolvendo o modelo.

A transportadora panamenha possui 29 MAX 9 em sua frota, sendo que 21 deles possuem o tampão que reveste a porta intermediária. O componente é utilizado em aviões de menor densidade, abaixo da capacidade máxima de 220 passageiros.

A decisão de deixar os aviões em solo segue uma diretriz de aeronavegabilidade de emergência (EAD, na sigla em inglês), publicada pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), suspendendo os voos com o bimotor.

Equipes técnicas da Copa Airlines já realizaram inspeções preliminares nos exemplares afetados pela medida. A companhia espera que a FAA emita até o final desta semana a documentação para orientar as revisões adequadas, embora uma data para o retorno das aeronaves ainda não esteja programada.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 16/01/2024, às 14h00


Mais Notícias