AERO Magazine
Busca

Crise Global

Por conta do coronavírus, Iata pede suspensão parcial na regra de slots para 2020

Forte impacto do vírus no setor aéreo global causou a queda na ocupação de reservas


Alexandre de Juniac, CEO da Iata

Por conta do Covid-19 (oronavírus) a IATA está contatando as companhias aéreas do mundo todo para a suspensão imediata das normas de uso do slots nos aeroportos, visando a uma flexibilização no uso dos slots, já que 43% dos passageiros que voam no mundo partem de mais de 200 aeroportos que são coordenados por slots.

Pela regra, a companhia aérea precisa operar com pelo menos 80% dos horários alocados, caso não consiga cumprir em circunstâncias normais, a companhia aérea perde o direito do slot na temporada seguinte. 

LEIA TAMBÉM

Quando se trata de circunstâncias excepcionais, fica a critério das agências reguladoras o afrouxamento dessas regras, e para a Iata, por conta do forte impacto que o coronavírus vem causado no tŕafego aéreo, considera-se uma circunstância excepcional.

“Com circunstâncias extraordinárias decorrente de uma emergência de saúde pública a visão coletiva do setor é que a aplicação da regra dos 80% para a próxima temporada se torna inadequada. É necessário uma flexibilização para as companhias aéreas ajustarem os seus horários de acordo com os desenvolvimentos extraordinários de demanda” comunicou a Iata 

Vários motivos chamaram a atenção da Iata nos últimos dias, uma transportadora aérea por exemplo diminuiu em 26% a sua operação neste ano, em comparação ao ano passado. Já outra companhia informou que suas reservas de voo para a Itália caíram para zero e diversas companhias aéreas têm reportado que nos últimos dias houve a diminuição de reservas de voos futuros.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 04/03/2020, às 22h00 - Atualizado às 23h25


Mais Notícias