AERO Magazine
Busca

Cargueiro brasileiro

Pilotos do KC-390 realizaram treinamento de pouso em pista curta

Cargueiro da Embraer avança na certificação da tripulação em diversos tipos de cenários operacionais


KC-390 durante pouso no Rio de Janeiro

FAB realizou treinamento em pista curta com o KC-390 no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro

A Força Aérea Brasileira concluiu a etapa de treinamento de pouso curto com os cargueiros KC-390 Millennium. Os voos ocorreram entre os dias 28 e 29 de setembro, quando foram realizados diversos procedimentos de pouso em pista curta.

Os tripulantes do Esquadrão Zeus (1º GTT) realizaram o treinamento na base aérea de Anápolis (BAAN), e no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Em nota a FAB explicou que a instrução em Anápolis foi voltada para o pouso abordado (rejected landing) onde a aeronave decola imediatamente após tocar o solo. Na sequência foi realizado o pouso completo, mas com a parada completa na menor distância possível considerando as condições climáticas e peso do KC-390.

A distância percorrida foi aferida por meio de marcações de 1.000 metros, 1.200 metros e 1.500 metros disponíveis na lateral direita da pista, de um total de 3.300 metros de comprimento.

No dia seguinte, o KC-390 foi enviado para o Rio de Janeiro, onde ampliou o treinamento de pouso curtos no aeroporto Santos Dumont. A pista do terminal carioca conta com apenas 1.323 metros de extensão, no nível do mar. As características permitiram um melhor aproveitamento da instrução, usando um novo tipo de cenário quando comparado a base aérea de Anápolis, localizada em Goiás.

A concepção da atividade exigiu uma criteriosa análise de cenários, bem como a efetuação de instruções teóricas sobre a performance da aeronave, as técnicas adequadas de pilotagem e os aspectos voltados ao incremento da segurança de voo, tendo como finalidade a capacitação dos pilotos para a operação em pistas curtas.

KC-390 da Embraer

KC-390 durante treinamento no aeroporto Santos Dumont

“Todas as etapas que fazem parte da implantação desta nova aeronave multimissão estão sendo cumpridas com sucesso. Em Anápolis, podemos testemunhar o quanto o projeto está amadurecendo e aprimorando suas qualidades operacionais, tornando-se imprescindível nas diversas missões da FAB”, explicou Gustavo Pestana Garcez, coronel aviador e comandante da Ala 2.

Assim como a maior parte dos projetos militares em desenvolvimento no mundo, o KC-390 vem ganhando novas capacidades dentro de um cronograma de prioridades operacionais.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 08/10/2021, às 14h00 - Atualizado às 16h13


Mais Notícias