Pilotos brasileiros e dos EUA realizaram voos no A-29 Super Tucano em base no Mato Grosso do Sul
Pilotos de Super Tucano da força aérea dos EUA realizam intercâmbio no Brasil, voando em missões conjuntas na base aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
O intercâmbio entre unidades que operam o caça leve A-29 Super Tucano na Força Aérea Brasileira (FAB) e na Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf,na sigla em inglês), ocorreu entre os dias 25 de julho a 05 de agosto.
A interação entre os militares contou com a participação do 1°/3° GAV – Esquadrão Escorpião, do 2°/3° GAV – Esquadrão Grifo, 3º/3º GAV – Esquadrão Flecha e o norte-americano 81st Fighter Squadron — composto por quatro pilotos, entre eles o comandante do esquadrão, o tenente-coronel Michael Raabel, bem como o major brasileiro, Felipe Luis de Oliveira Vilela, que há quatro anos atua junto à unidade.
Os poucos A-29 Super Tucano dos EUA são operados atualmente pelo 81st, conhecida por seus históricos em combates reais, como na Guerras do Kosovo, Iraque e Afeganistão. Outro destaque são as aeronaves que já passaram pelas mãos dos pilotos norte-americanos, que vão desde os clássicos P-40 e P-47, da Segunda Guerra Mundial, até os A-10 e o F-16.
O intercâmbio contou com aulas teóricas ministradas pelos pilotos da Usaf, sendo um dos assuntos a operação da do Super Tucano nas operações de Apoio Aéreo Aproximado, de Escolta de Comboio, de Emprego Ar-Solo e de Reconhecimento Armado, ambos nos moldes utilizados nos EUA em diversos tipos de conflitos.
Em contraponto, os norte-americanos puderam ter contato com a doutrina brasileira por meio de voos nos A-29 de esquadrões brasileiros. Tal experência proporcionou o conhecimento de cenários e táticas não operadas pela Usaf.
Por André Magalhães
Publicado em 15/08/2022, às 14h45
+lidas