AERO Magazine
Busca

Amplo conhecimento

Pilotos da Ucrânia poderão treinar em caças dos EUA

Senado dos EUA poderão permitir que pilotos da Ucrânia comecem a treinar técnicas de combate em caças F-16


Imagem Pilotos da Ucrânia poderão treinar em caças dos EUA

Os pilotos da Ucrânia poderão treinar em caças dos EUA, ampliando suas capacidades de combate. Recentemente a Câmara dos Estados Unidos aprovou o treinamento em aeronaves militares norte-americanas, dentro da Lei de Autorização de Defesa Nacional, aprovada por 329 a 101 na semana passada.

O projeto ainda prevê um financiamento de US$ 100 milhões, que será empregado para custear o treinamento e gastos gerais com os pilotos da força aérea da Ucrânia.

“Não há dúvida, para mim, de que, quando esta guerra terminar, a Ucrânia terá que ser equipada com equipamentos militares ocidentais. Além disso, não há mais MiGs e não há mais suprimentos MiG”, disse Adam Kinzinger, deputado dos EUA ao Defense News.

Entretanto, para consolidar essa ação ainda é necessário a votação do Senado norte-americano, o que deverá ocorrer depois de setembro.

O fornecimento de aviões dos EUA para a força aérea da Ucrânia sempre foi uma pedra no sapato do governo Joe Biden, que ao mesmo tempo que amplia as pressões contra a Rússia, deseja evitar maiores tensões com Moscou.

Para analistas do Pentágono, um dos maiores problemas é um equipamento tecnológico norte-americano, como seus caças, cair em mãos russas. Mesmo modelos de geração anterior, como os F-16, contam com sistemas ainda de interesse da inteligência russa.

A Rússia já havia feito ameaças em relação a ajuda ocidental. De acordo com o Kremelin, o envio de meios militares teria o mesmo efeito do país fornecedor dos armamentos participar ativamente da guerra, especialmente caso houvesse perdas russas por armas fornecidas por membros da Otan. Na prática o governo Putin afirma que o apoio da Otan com armamentos seria considerado como um ataque da organização as forças russas, escalando perigosamente o conflito.

Desde o começo da invasão russa, em fevereiro deste ano, Kiev solicita aos parceiros internacionais o envio urgente de aviões modernos, como o F-16 Fightning Falcon. No entanto, os pilotos ucranianos estão habilitados em voar apenas aviões de origem soviética como os já obsoletos MiG-29 e o Sukhoi Su-27 Flanker.

Até o momento a Ucrânia não recebeu caças, apenas peças sobressalentes para manter uma pequena frota de Su-27 e MiG-29 atividade. Recentemente, a Eslováquia afirmou que doaria caças MiG-29 aos ucranianos, contudo, até o momento nada de concreto ocorreu na transferência dos aviões. 

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 18/07/2022, às 08h55


Mais Notícias