O coronel Oksanchenko ficou conhecido por seus shows aéreos em caças Su-27
Um famoso e habilidoso piloto de caça ucraniano morreu durante o conflito com a Rússia que começou na última quinta-feira (24/fev). O renomado coronel Oleksandr Oksanchenko teria sido abatido na sexta-feira (25/fev) durante confronto contra os russos.
A morte do aviador levou o presidente do país, Volodymyr Zelensky, a fazer um título póstumo referindo o coronel como “Herói da Ucrânia”.
Ainda não existe uma informação precisa em qual aeronave estava o aviador quando foi abatido, possivelmente por um sistema de defesa aérea russo S-400.
Desde o começo do conflito perdas de aeronaves estão sendo registradas tanto do lado russo, quanto do ucraniano.
Oksanchenko ganhou destaque por ter sido piloto de exibição solo do Su-27 da força aérea da Ucrânia em diversos airshows internacionais. No Royal International Air Tattoo 2017 recebeu o prêmio de melhor demonstração de voo no evento.
В бою загинув льотчик-винищувач Олександр Оксанченко.
— ВОЇНИ УКРАЇНИ🇺🇦 (@ArmedForcesUkr) March 1, 2022
Він був одним з найкращих!
В бою відволікав авіацію ворога на себе.
Президент України Володимир Зеленський посмертно нагородив Олександра Оксанченко званням Герой України!
Вічна пам'ять! pic.twitter.com/chxoYf8Unw
Em 2018, o então coronel se aposentou e seguiu como consultor e treinador, mas depois do início da invasão Oksanchenko se candidatou como voluntário para lutar no conflito.
Neste vídeo o coronel Oksanchenko faz uma demonstração como seu caça Su-27 Flanker:
O legado do piloto rendeu alguns boatos que poderia ser ele o “Fantasma de Kiev”, um suposto piloto que ganhou fama após ter supostamente abatido sozinho diversos caças russos como o Su-35, Su-27, Su-25 e MiG-29.
Caso realmente esse aviador exista e tenha acumulado tais vitórias, ele será considerado um Ás do século 21. Lembrando, Ás são pilotos que confirmam um grande número de vitórias sobre aeronaves inimigas em um conflito. Poucos foram os casos nos conflitos recentes que alguém acumulou tantas vitórias.
Contudo, a veracidade do piloto fantasma não ainda foi comprovada, mas a história ganhou inúmeros fãs e curiosos em todo o mundo e pode servir como inspiração para o povo ucraniano.
Por André Magalhães
Publicado em 01/03/2022, às 17h50
+lidas