Helicópteros da Marinha do Exército e demais aeronaves da Guarda Costeira foram enviados pelo Pentágono para ajudar o Havaí
Os grandes incêndios no Havaí causaram diversas mortes e destruição de patrimônio e de reservas florestais. O Departamento de Defesa (DoD, na sigla em inglês) dos Estados Unidos deslocou dezenas de militares, equipamentos e aeronaves para as operações de combate à incêndios.
O fogo destruiu boa parte da cidade histórica de Lahaina, na ilha de Maui. Segundo as autoridades o clima seco e os fortes ventos de uma tempestade ajudaram a espalhar as chamas, que atingiram grande parte da área urbana.
Always Ready, Always There.
— National Guard (@USNationalGuard) August 10, 2023
Two Hawaii Army National Guard CH-47 Chinook helicopters dropped more than 100,000 gallons of water on wildfires on the island of Maui yesterday. Today, more than 130 Hawaii National Guardsmen continue to support wildfire response missions. pic.twitter.com/drl8cFIVD3
O Pentágono enviou os helicópteros MH-60R Seahawk, da marinha dos EUA (US Navy), e dois UH-60 Black Hawk e um CH-47 Chinook do Exército foram destinados as missões de combate a incêndio, além de operações de busca e resgate, que ocorre junstamente com a frota da Guarda Costeira.
Os cargueiros C-17 Globemaster III estão atuando no transporte de pessoal e veículos para as áreas de maior necessidades de auxílio.
"Nossos pensamentos e orações estão com o povo de Maui neste momento e o departamento [de defesa] continuará a trabalhar em estreita colaboração com o estado do Havaí e as autoridades enquanto trabalhamos juntos para proteger vidas e combater esses terríveis incêndios florestais", disse Pat Ryder, general e secretário de imprensa do Pentágono.
Por André Magalhães
Publicado em 17/08/2023, às 15h34
+lidas