Pesquisa da IATA aponta que passageiros priorizam praticidade e agilidade na hora de viajar
A Associação do Transporte Aéreo Internacional, a IATA, divulgou ontem (31), os resultados de uma pesquisa global anual de passageiros, indicando que os viajantes continuam a priorizar praticidade e agilidade na hora de viajar.
Em busca de uma experiência mais eficiente, passageiros demonstraram interesse no uso de identificação biométrica e na possibilidade de realizar alguns processos de viagem antes de chegar ao aeroporto. 71% dos passageiros fazem suas reservas online ou por aplicativos móveis, com 53% preferindo o site ou aplicativo da empresa aérea e apenas 16% optando pela interação humana. 32% dos entrevistados gostariam de ver todas as informações de viagem consolidadas em um único local durante o processo de pré-viagem.
"Os passageiros querem flexibilidade e transparência ao planejar e reservar suas viagens, além de rapidez e praticidade no aeroporto. Mais pessoas estão adotando biometria, carteiras digitais e processos fora do aeroporto para fazer isso acontecer", disse Nick Careen, vice-presidente sênior de operações e segurança da IATA.
Ainda segundo a pesquisa, 68% dos passageiros entrevistados apontaram a proximidade do aeroporto como principal prioridade ao escolher o local de embarque, seguido pela redução do tempo total de viagem (33%) e pelo melhor preço de passagem (25%).
Nos países latino-americanos e do Caribe, os viajantes preferem pagar com cartão de crédito ou débito e valorizam a flexibilidade de pagamento, especialmente em parcelas. Além disso, demonstram interesse em biometria, com alta satisfação entre os que a utilizam.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/11/2024, às 08h28