Passageira sem habilitação recebe auxílio de controle aéreo para pouso seguro, após comandante sofrer um ataque cardíaco em voo
Uma mulher sem habilitação em pilotagem pousou com sucesso um King Air após seu marido, o piloto, sofrer uma emergência médica durante o voo. O incidente ocorreu na sexta-feira (4), em uma perna entre Las Vegas, Nevada, para Monterey, na Califórnia.
O comandante, identificado como Eliot Alper, sofreu um mal súbito associado a ataque cardíaco, forçando sua esposa, Yvonne Kinane-Wells, que não possuía treinamento formal de voo, a assumir os controles da aeronave.
Com a ajuda dos controladores de tráfego aéreo, o Beechcraft King Air C-90A de matrícula N6077X foi vetorado para prosseguir para a final da pista, após realizar algumas passagens próximas do aeródromo.
Recebendo instruções via rádio sobre sua rampa aparente, a passageira realizou o toque na pista 12 de Meadows Field, vindo a parar em uma área gramada após a pista, sem danos à aeronave. Uma equipe médica auxiliou a remoção do comandante para transportá-lo ao hospital mais próximo, vindo a óbito logo depois.
A esposa do comandante não sofreu ferimentos e foi elogiada pela calma e destreza ao conduzir o turboélice para o procedimento de pouso assistido com auxílios verbais. A Federal Aviation Administration (FAA) e a National Transportation Safety Board (NTSB) informaram que estão investigando o caso.
Por Micael Rocha
Publicado em 11/10/2024, às 08h00
+lidas