Compra pode ter ligações com a aquisição do Rafale pela Índia
Assim como o Rafale, o Chengdu J-10C têm asas em delta, canards, mas apenas um motor | Foto: Divulgação
O Paquistão vai comprar 25 caças chineses Chengdu J-10C, a confirmação veio através do ministro do Interior do Paquistão, Sheikh Rashid, que elogiou o caça como "uma resposta aos jatos Rafale da Índia", publicou o India Today.
Rumores que o Paquistão estaria interessado no caça de fabricação chinesa já ocorrem a bastante tempo.
A compra do J-10C, aparentemente, tem como foco fazer frente ao caça francês Rafale, que estão sendo adquiridos pela vizinha Índia, ambos países travam antigos problemas diplomáticos e alguns conflitos armados já aconteceram, principalmente na região da Caxemira.
Boa exportação do caça Rafale pode pesar na decisão de escolha da Sérvia
A aeronave é considerada multimissão, ou seja, pode desempenhar missões ar-ar, ar-solo, entre outras. Na China o J-10C substituiu os antigos caças J-7E da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo (Plaaf, na sigla em inglês).
Mas alguns parâmetros comparados com o francês Rafale ficam abaixo, por exemplo, o empuxo do Rafale, bem como a gama de armamentos podem favorecer o avião europeu em um combate dentro do alcance visual.
An aviation brigade of the air force under the PLA Eastern Theater Command is equipped with J-10C fighters, while the original J-7 fighters have been retired. 🇨🇳 pic.twitter.com/d2MpC0CHM7
— 彩云香江 (@louischeung_hk) November 20, 2021
Já a tecnologia do radar RBE2 Aesa e dos mísseis meteor também podem favorecer uma vitória do Rafale no combate além do alcance visual, (BVR, na sigla em inglês).
Por André Magalhães
Publicado em 30/12/2021, às 11h20 - Atualizado às 19h49
+lidas