AERO Magazine
Busca

Em Roraima

Operação destrói mais de 100 aeronaves usadas em crimes ambientais

Ação visa combater a atividade de garimpo ilegal em terra indígena


Operação Yanomami

Um total de 111 aeronaves foram tiradas de circulação durante os três meses de trabalhos | Foto: Anac/Divulgação

Em Roraima, a Operação Yanomami, que tem o intuito de combater à atividade ilegal de garimpo em terras indígenas apreendeu 89 aeronaves, inutilizou 22 e fiscalizou 87 pistas de pouso e três portos clandestinos, em três meses de atuação.

Coordenada pelo Ministério da Justiça, a ação também retirou não indígenas e garimpeiros da terra indígena, além de buscar restabelecer bases de proteção etnoambiental. 

Durante o período, 38 pessoas foram presas por ter relação com crimes ambientais e houve a apreensão de quase 30 mil quilos de minério, 850 munições e nove embarcações. Além disso, foram inutilizados 89 mil litros de combustíveis, 10 balsas, 11 veículos, quatro tratores e 22 postos de combustíveis interditados.

Policia Federal

Inviabilidade técnica obrigou as autoridades atear fogo em algumas aeronaves que não tinham condições de serem removidas | Foto: Polícia Federal

A operação foi realizada em conjunto pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e outras autarquias públicas.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 29/12/2021, às 05h10 - Atualizado às 15h17


Mais Notícias