AERO Magazine
Busca

O primeiro voo de um avião

O primeiro voo de um avião


A expectativa em torno do voo inaugural de um jato comercial cria uma atmosfera revigorante na comunidade aeronáutica. É uma sensação que renova a cada programa a verve criativa da indústria, presente nos milhares de profissionais responsáveis direta ou indiretamente pelo feito. Uma ocasião celebrada por amantes da aviação e vista com atenção e curiosidade pelo mundo. Foi o que aconteceu no último dia 14 de junho, quando o protótipo número 1 do Airbus A350 XWB ganhou os céus pela primeira vez. Convidados pelo fabricante europeu, pudemos ver de perto o avião uma semana antes do início dos testes em voo, durante o Innovation Day 2013, em Toulouse, na França. A visita foi o ponto de partida da reportagem de capa desta edição, que reproduz este momento histórico para o setor, a consolidação do projeto de um novo widebody.

O A350 é destaque também em outra matéria de peso deste número de AERO Magazine, a cobertura do Paris Airshow 2013. Fomos a Le Bourget para trazer os detalhes do principal salão aeronáutico da atualidade, que teve este ano grandes novidades, incluindo os lançamentos do Boeing 787-10 e da família E-Jet E2 da Embraer.

Na aviação geral, preparamos uma reportagem especial sobre os simuladores de helicópteros. Eles ganham espaço no mercado brasileiro com a mudança da regulamentação, que se tornará mais exigente para quem quiser tirar a licença de piloto comercial de helicóptero (PCH). O exercício em plataforma virtual mostra-se oportuno ao baratear os custos, acelerar o treinamento e eliminar os riscos durante as simulações de panes.

Ainda nesta edição, uma matéria sobre o Boeing CH-47 Chinook, que se mantém ativo depois de mais de meio século de operações nas mais diferentes guerras, começando pela do Vietnã. Com dois característicos rotores em tandem e elevada capacidade de carga, o helicóptero é capaz tanto de içar um caça como evacuar dezenas de soldados do front em uma só viagem. Uma peça indispensável de retaguarda.

Bom voo,

Giuliano Agmont e Christian Burgos


Mais Editorial