AERO Magazine
Busca

Megatendências

O futuro das viagens aéreas para jovens e idosos

Um relatório da SITA aponta as tendências para o futuro das viagens aéreas para jovens e idosos


O documento aponta mudanças poderosas que impulsionarão a evolução da indústria de viagens até 2033 - Divulgação.
O documento aponta mudanças poderosas que impulsionarão a evolução da indústria de viagens até 2033 - Divulgação.

O futuro das viagens aéreas com a presença de novas tecnologias, como o metaverso e a inteligência artificial, poderá revolucionar o modo que pessoas de todas as idades viajam de avião.

O estudo feito pela SITA se baseia em insights de toda a indústria de viagens e nas mais recentes provas de conceito, que apontam mudanças poderosas que impulsionarão a evolução da indústria de viagens até 2033. AERO Magazine irá apontar três dos importantes tópicos deste documento.

O crescimento do autoatendimento

O relatório aponta que o setor aéreo perdeu 2,3 milhões de empregos nos últimos cinco anos, o que equivale a praticamente um quinto da força de trabalho, e que ele está respondendo a esta queda, frente a alta na demanda de passageiros, com a adoção da automatização dos serviços nos aeroportos, como o uso da biometria e de aplicativos móveis nos procedimentos de embarque, o que depende de uma menor mão de obra.

A influência da Geração Z

Os passageiros mais jovens, especialmente da Geração Z, que representa os nascidos entre 1990 e 2010, estão aderindo a uma viagem mais digital e mais integrada, o que exigirá uma resposta imediata da indústria, segundo a SITA. Eles serão os responsáveis pela população de novas tecnologias até 2017 e priorizarão o autoatendimento.

Pontos de contato de autoatendimento integrados em nuvem, móveis e habilitados para biometria para check-in, entrega de bagagem, controle de fronteiras e embarque são algumas das promessas para atender este público. A combinação de identidades digitais com esta infraestrutura proporciona uma experiência de viagem perfeita, sem contato (contactless) e personalizada, ao mesmo tempo que permite aos viajantes manterem firmemente o controle dos seus dados.

O Viajante idoso

O levantamento aponta que os viajantes idosos constituem uma proporção crescente que gasta mais em viagens, mas também necessita de concierge (atendimento presencial), gestão de itinerários, serviço de mobilidade e assistência de bagagem e que a indústria deve aproveitar tecnologias adequadas que lhes permitam conectar-se rapidamente com amigos e familiares, para reduzir o stress dos deslocamentos e responder às necessidades de mobilidade.

O aprofundamento da demografia dos viajantes idosos, que terão mais tempo nesta faixa etária, bem como mais renda, vão necessitar de mais assistência durante a viagem. Aeroportos e companhias aéreas iniciaram equipes dedicadas, treinamento e processos para atender a um grupo demográfico crescente da terceira idade, incluindo soluções de processamento de passageiros, experiências em aeroportos e serviços de suporte ao cliente confiáveis ​​de ponta a ponta.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/04/2024, às 21h36


Mais Notícias