AERO Magazine
Busca

A serviço do cidadão

Novo JetRanger X inicia carreira na polícia

Aeronave é vista como potencial substituta de modelos mais antigos e conta com novos sistemas de policiamento aéreo


A Bell entregou o primeiro Bell 505 JetRanger X configurado para serviço policial, com foco de missões de suporte aéreo, para o Departamento de Polícia de Sacramento, na Califórnia.

A aeronave é equipada com esquis elevados, pontos duros na frente e atrás para a montagem de equipamentos de monitoramento, câmeras e sensores MX-10 EO/IR de infravermelho, alto-falante, farol de busca e ainda contando a bordo uma tela de 15 polegadas, com sistema de mapa móvel.

Por conta do tipo de missão, que pode ser de longa duração, os assentos ergonômicos permitem ao piloto e ao oficial de voo tático voar confortavelmente durante horas, enquanto as amplas janelas permitem uma visão maior, facilitando a busca de suspeitos e pessoas desaparecidas.

A aeronave entregue tem valor de US$2,8 milhões, sendo aproximadamente US$1,1 milhão apenas de equipamentos de uso policial. A expectativa é que o Departamento de Polícia de Stockton, também na Califórnia receba um 505 JetRanger X, cuja operação inicial está prevista para março.

A Bell Helicopters acredita que o novo JetRanger X poderá se tornar o equipamento padrão de diversas policias ao redor do mundo, oferecendo flexibilidade para operações policiais e baixo custo operacional. Um dos contras é a restrição da aeronave como ambulância aérea, que em cidades como São Paulo é frequentemente empregado pela polícia.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 07/12/2018, às 16h00 - Atualizado às 16h15


Mais Notícias