Jato executivo Dassault Falcon 6X fará voos de testes em cinco continentes
O novo jato executivo da Dassault, o Falcon 6X, está se preparando para uma nova campanha de voos de testes ao redor do mundo.
Segundo o fabricante, o objetivo é garantir a confiabilidade do Falcon 6X e dos sistemas de bordo em condições operacionais reais. Os voos de prova são parte da rotina de testes finais, realizados antes das entregas iniciais aos clientes.
A aeronave número quatro, a primeira unidade de produção e que ficou em exibição na Ebace, participará do tour mundial. O Falcon 6X fará 40 paradas em um total de 150 horas de voos, programadas para começar em junho.
“Esta campanha global de testes garantirá que todos os sistemas estejam totalmente maduros na entrada em serviço. Estamos comprometidos em entregar uma aeronave perfeita desde o primeiro dia”, explicou Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation.
A turnê de um mês incluirá vários trechos de longa e curta distância pela Europa, Américas, Ásia, Oriente Médio e África. Voos de 10 a 12 horas alternarão com etapas rápidas e curtas. A aeronave realizará voos noturnos longos, voos longos de alta velocidade a Mach 0,88 (1.086 km/h) ou até sete etapas curtas em um único dia.
Além dos testes finais com o avião número quatro, uma quinta aeronave que está sendo preparada nas instalações da Dassault Aviation em Little Rock, nos Estados Unidos, com a previsão da sexta unidade ser entregue pela linha de produção já nos próximos dias.
O Falcon 6X concluiu quase totalmente a série de ensaios de voo de certificação, incluindo testes de imersão ao frio, testes de operação em alta altitude, e ainda expandiu o envelope de voo muito além da velocidade operacional máxima de Mach 0,90 (1.111 km/h). O número de testes de voo restantes inclui testes de gelo natural e de pista contaminada.
Capaz de voar 5.500 nm (10.186 km) sem escalas, o Falcon 6X apresentará a maior seção transversal de cabine de qualquer jato executivo do mercado. O modelo só deverá ser superado pelo futuro Falcon 10X, também da Dassault, que vai disputar o mercado de ultralongo alcance.
Marcel Cardoso
Publicado em 31/05/2022, às 10h00
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