AERO Magazine
Busca

Voo provocativo

Novo helicóptero de ataque chinês teria voado próximo a Taiwan

Helicóptero Z-10 teria entrado na zona de identificação aérea de Taiwan


WZ-10 é utilizado pelas força do Exército e da Força Aérea da China - Ministério da Defesa Nacional de Taiwan
WZ-10 é utilizado pelas força do Exército e da Força Aérea da China - Ministério da Defesa Nacional de Taiwan

Um hellicóptero de ataque chinês WZ-10 teria entrado na zona de identificação aérea de Taiwan (Adiz) e , pela primeira vez, cruzado uma linha fronteiriça informal entre a China e a ilha taiwanesa.

O fato aconteceu na manhã do dia 10 de maio, relatou o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan, que também afirmou que helicópteros chineses antisubmarinos Ka-28 Helix foram rastreados na zona sudeste do Adiz.

Ainda de acordo com autoridades do país, os Ka-28 decolaram de navios da marinha chinesa que estavam pela região. Contudo, não se sabe se os Ka-28 e o novo WZ-10 estavam em alguma missão em conjunto.

O voo de aeronaves de Pequim no Adiz não são raros, a China têm realizado vários voos provocativos. Em fevereiro, ao menos nove aeronaves militares da China, entre caças J-16 e um avião de reconhecimento Y-8, estiveram na missão.

Pequim considera Taiwan um de seus territórios, já a ilha alega independência e teme por uma invasão chinesa a qualquer momento. 

Por conta disto, o governo tem investido bastante no meio bélico, sobretudo na defesa aérea com a aquisição de caças F-16V Block 70/72, a versão mais moderna do avião norte-americano.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 11/05/2022, às 08h55 - Atualizado às 08h57


Mais Notícias