Troca no Comando da Aeronáutica ocorrerá um dia após a posse do novo presidente brasileiro
A cerimônia de troca do Comandantes da Aeronáutica foi confirmada para o dia 2 de janeiro, um dia após a posse do novo presidente, às 10h30 na base aérea de Brasília.
O tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, que foi escolhido pelo critério de antiguidade entre os brigedeiros, assumirá o comando da Força Aérea Brasileira, substituindo o tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior. O evento deverá contar com a presença do novo ministro da defesa, José Múcio Monteiro.
O novo comandante da FAB ingressou na força aérea em 1976, onde ocupou diferentes cargos, incluindo a Chefia da Seção de Operações do Esquadrão Phoenix (2º/7º Grupo de Aviação), o comando do Grupo de Transporte Especial (GTE) e em novembro de 2018 foi elevado ao posto de tenente-brigadeiro. Atualmente estava à frente do Estado-Maior da Aeronáutica.
Nesta quinta-feira (29), caças Gripen F-39E e um cargueiro KC-390 Millennium sobrevoaram a base aérea de Brasília, onde foi realizando um ensaio para o dia da cerimônia.
Ver essa foto no Instagram
As aeronaves partiram da base aérea de Anápolis, em Goiás, onde ficam baseadas. Os Gripen foram declarados operacionais ao 1º Grupo de Defesa Aérea – Esquadrão Jaguar, no dia 19 de dezembro.
Por André Magalhães
Publicado em 30/12/2022, às 09h25
+lidas