AERO Magazine
Busca

Nova gestão

Novo comandante da FAB assume cargo na segunda-feira

Troca no Comando da Aeronáutica ocorrerá um dia após a posse do novo presidente brasileiro


Critério de escolha do novo comandante seguiu a tradição de antiguidade - FAB
Critério de escolha do novo comandante seguiu a tradição de antiguidade - FAB

A cerimônia de troca do Comandantes da Aeronáutica foi confirmada para o dia 2 de janeiro, um dia após a posse do novo presidente, às 10h30 na base aérea de Brasília.

O tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, que foi escolhido pelo critério de antiguidade entre os brigedeiros, assumirá o comando da Força Aérea Brasileira, substituindo o tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior. O evento deverá contar com a presença do novo ministro da defesa, José Múcio Monteiro.

O novo comandante da FAB ingressou na força aérea em 1976, onde ocupou diferentes cargos, incluindo a Chefia da Seção de Operações do Esquadrão Phoenix (2º/7º Grupo de Aviação), o comando do Grupo de Transporte Especial (GTE) e em novembro de 2018 foi elevado ao posto de tenente-brigadeiro. Atualmente estava à frente do Estado-Maior da Aeronáutica.

Nesta quinta-feira (29), caças Gripen F-39E e um cargueiro KC-390 Millennium sobrevoaram a base aérea de Brasília, onde foi realizando um ensaio para o dia da cerimônia.

As aeronaves partiram da base aérea de Anápolis, em Goiás, onde ficam baseadas. Os Gripen foram declarados operacionais ao 1º Grupo de Defesa Aérea – Esquadrão Jaguar, no dia 19 de dezembro. 

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 30/12/2022, às 09h25


Mais Notícias