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Novo avião de telemetria da US Navy é baseado no G550

Jato de negócios recebeu uma série de modificações estruturais para nova missão


A marinha dos Estados Unidos recebeu mais um Gulfstream G550 destinado a missões de telemetria. Embora concebidos para voos de negócios de ultralongo alcance, a grande autonomia e a ampla cabine têm permitido a família G-V ser empregado em missões especiais, inclusive militares.

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O programa para o Telemetry Range Support Aircraft (TRSA), foi assinado pela marinha norte-americana em março de 2016, quando os militares selecionaram o G550 como plataforma base. Os serviços de modificação estruturais foram realizados pela Israel Aerospace Industries, enquanto os sistemas eletrônicos são fornecidos pela Raytheon.

O novo avião, designado como BH-100, deverá cumprir as missões do NAWC-WD Point Mugu Sea Range Support, especialmente coleta e processamento de dados de telemetria. Atualmente tais missões são realizadas pelos veteranos NP-3D ‘Billboard’ Orions, que se aproximam do fim de sua vida útil e não permitem a integração com novos sistemas.

O G550 recebeu uma série de modificações, inclusive estruturais, com instalação e integração de diversos sistemas especiais de missão, que darão capacidade de análise telemétrica e multimissão ao avião. O contrato firmado em 2016 tem valor total de US$ 91 milhões, para desenvolvimento, modificação e validação do primeiro avião do tipo.

O primeiro BH-100 entrará na fase de testes e ensaios em voo, pelo VX-30 – Air Test and Evaluation Squadron, baseado na base naval de Point Mugu, na Califórnia. A previsão é que a campanha dure até meados de 2021, quando o primeiro avião deverá ser declarado operacional.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 17/09/2018, às 16h35 - Atualizado às 16h40


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