AERO Magazine

Primeiro Russo

Novo avião comercial russo realiza primeiro voo com interior completo

Terceiro protótipo do MC-21-300 recebe a instalação de todos os itens da cabine de passageiros

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação em 20 de Maio de 2019 às 16:00

Terceiro protótipo do MC-21-300 em voo

O MC-21, o primeiro avião comercial desenvolvido completamente na Rússia avança a passos largos para sua certificação, dentro dos padrões ocidentais. Desenvolvido para competir com as famílias Airbus A320neo e Boeing 737 MAX, o MC-21-300 concluiu mais uma importante etapa de seu desenvolvimento.  O terceiro protótipo (MSN 73054) voou entre a unidade da Irkut em Ulyanovsk, na região central da Rússia, para Zhukovsky, próximo a Moscou, com o interior completo da cabine de passageiros.

Interior do MC-21 segue padrão adotado pela indústria global e pode ser configurado com fileiras de 3+3 assentos na classe econômica ou 2+2 na executiva

LEIA TAMBÉM

O terceiro protótipo realizou seu voo inaugural em março, realizando uma série de testes complementares a campanha de ensaios em voo do MC-21-300. A instalação da cabine de passageiros permite avançar na campanha de certificação, permitindo a realização de novas analises, como centro de gravidade da aeronave comercial, nível de ruído interno, mobilidade e ergonomia dos passageiros, entre outros.

O MC-21 terá opção de dois tipos de motorização, sendo os três primeiros protótipos equipados com os motores norte-americanos Pratt & Whitney PW1400G Pure Power, similares aos utilizados nos Airbus A220 e A320neo, assim como no Embraer E-Jet E2. Além disso, será oferecida uma versão impulsionada com os motores russos PD-14, produzidos pela Aviadvigatel, que estará disponível a partir de 2022.

Cockpit é equipado com  moderna suíte de aviônica  e comandos fly-by-wire

Ainda que as relações com o ocidente estejam abaladas, a indústria aeronáutica civil russa espera manter seu programa de desenvolvimento de aeronaves com fornecedores globais. O objetivo é permitir a construção de aeronaves comerciais de nível internacional, vencendo os antigos estigmas dos modelos soviéticos.

O MC-21 (acrônimo de Aeronave Comercial do Século XX) é o primeiro grande avião comercial projetado na Rússia baseado em requisitos de certificação do FAA (Federal Aviation Administration), dos Estados Unidos. A série MC-21-300 terá capacidade para até 210 passageiros, em classe única, com alcance de 6.000 km, similar a seus rivais ocidentais.

Além disso, é o primeiro projeto totalmente desenvolvido na Rússia baseado em sistemas de prateleira, fornecidos por empresas da Europa e Estados Unidos, com destaque para os motores Pratt & Whitney.

LEIA TAMBÉM

A expectativa é que a nova família MC-21 obtenha clientes além da zona de influência de Moscou, podendo se tornar uma opção viável no mercado mais disputado da aviação comercial.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO


Notícias Irkut UAC MC-21 MS-21 Russia Rostec Airbus Boeing A320neo 737 MAX Pure Power Pratt & Whitney P1400G


Boletim AERO Magazine

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas