AERO Magazine
Busca

Primeiro Russo

Novo avião comercial russo realiza primeiro voo com interior completo

Terceiro protótipo do MC-21-300 recebe a instalação de todos os itens da cabine de passageiros


Terceiro protótipo do MC-21-300 em voo

O MC-21, o primeiro avião comercial desenvolvido completamente na Rússia avança a passos largos para sua certificação, dentro dos padrões ocidentais. Desenvolvido para competir com as famílias Airbus A320neo e Boeing 737 MAX, o MC-21-300 concluiu mais uma importante etapa de seu desenvolvimento.  O terceiro protótipo (MSN 73054) voou entre a unidade da Irkut em Ulyanovsk, na região central da Rússia, para Zhukovsky, próximo a Moscou, com o interior completo da cabine de passageiros.

Interior do MC-21 segue padrão adotado pela indústria global e pode ser configurado com fileiras de 3+3 assentos na classe econômica ou 2+2 na executiva

LEIA TAMBÉM

O terceiro protótipo realizou seu voo inaugural em março, realizando uma série de testes complementares a campanha de ensaios em voo do MC-21-300. A instalação da cabine de passageiros permite avançar na campanha de certificação, permitindo a realização de novas analises, como centro de gravidade da aeronave comercial, nível de ruído interno, mobilidade e ergonomia dos passageiros, entre outros.

O MC-21 terá opção de dois tipos de motorização, sendo os três primeiros protótipos equipados com os motores norte-americanos Pratt & Whitney PW1400G Pure Power, similares aos utilizados nos Airbus A220 e A320neo, assim como no Embraer E-Jet E2. Além disso, será oferecida uma versão impulsionada com os motores russos PD-14, produzidos pela Aviadvigatel, que estará disponível a partir de 2022.

Cockpit é equipado com  moderna suíte de aviônica  e comandos fly-by-wire

Ainda que as relações com o ocidente estejam abaladas, a indústria aeronáutica civil russa espera manter seu programa de desenvolvimento de aeronaves com fornecedores globais. O objetivo é permitir a construção de aeronaves comerciais de nível internacional, vencendo os antigos estigmas dos modelos soviéticos.

O MC-21 (acrônimo de Aeronave Comercial do Século XX) é o primeiro grande avião comercial projetado na Rússia baseado em requisitos de certificação do FAA (Federal Aviation Administration), dos Estados Unidos. A série MC-21-300 terá capacidade para até 210 passageiros, em classe única, com alcance de 6.000 km, similar a seus rivais ocidentais.

Além disso, é o primeiro projeto totalmente desenvolvido na Rússia baseado em sistemas de prateleira, fornecidos por empresas da Europa e Estados Unidos, com destaque para os motores Pratt & Whitney.

LEIA TAMBÉM

A expectativa é que a nova família MC-21 obtenha clientes além da zona de influência de Moscou, podendo se tornar uma opção viável no mercado mais disputado da aviação comercial.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 20/05/2019, às 16h00 - Atualizado às 17h56


Mais Notícias