Em consonância ao seu plano de descarbonização, o país se tornou o primeiro operador do caça de 5ª geração a utilizar combustível SAF
Em comunicado conjunto, a Noruega e a Lockheed Martin anunciaram o uso de combustível sustentável de aviação (SAF) pela primeira vez em um caça F-35.
Com isso, a Noruega tornou-se o primeiro operador do caça de 5ª geração a utilizar combustível sintético, com o teste bem-sucedido frente plano dos noruegueses em diminuir as emissões de CO2.
“Usar combustíveis sustentáveis ajuda a reduzir emissões e pode fortalecer nossa segurança de qualidade. Nossos jatos de combate são responsáveis por cerca de um terço das emissões diretas de CO2 no setor de defesa. O objetivo é contribuir para atingir as metas climáticas”, disse o ministro da defesa da Noruega, Bjørn Arild Gram.
O combustível sustentável de aviação (SAF) é uma alternativa ao combustível de aviação convencional, produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais, resíduos agrícolas, gorduras animais e até CO₂ capturado.
Este tipo de combustível reduz significativamente as emissões de gases de efeito estufa ao longo de seu ciclo de vida, tornando-o essencial para descarbonizar a aviação. O SAF é quimicamente similar ao querosene tradicional, permitindo seu uso em motores existentes sem modificações, geralmente misturado em proporções específicas com combustíveis fósseis.
Por falar no F-35 da Noruega, o país contribui para a OTAN monitorando áreas sensíveis como o Ártico, crucial para a estabilidade regional e as operações conjuntas dos países membros da aliança, reforçando a prontidão e a proteção das fronteiras.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 15/01/2025, às 16h07
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