O desafio é fazê-lo “rodar” 10.000 vezes mais rápido do que os computadores existentes
A NASA anunciou um prêmio de US$55.000 para quem conseguir "incrementar" seu software de projetos de aeronaves para ser cerca de 10.000 vezes mais rápido do que os supercomputadores mais potentes do mundo. A concorrência, com o nome “Desafio de Alto Desempenho em Computadores Rápidos (HPFCC), convida participantes qualificados a manipular o software de projeto FUN3D da NASA para torná-lo mais rápido do que o supercomputador Pleiades.
Trata-se do sonho máximo para os fanáticos da computação: ajudar a NASA a acelerar seus computadores, em benefício da pesquisa em aviação.
A pesquisa aeronáutica da NASA se apoia sobre o que é chamado de “tripé”:
1) Projetos iniciais, testados pela dinâmica computacional dos fluidos (CFD), que depende de um supercomputador para a análise numérica e dados para resolver e analisar os problemas.
2) Refere à construção de modelos em escala para testes em túneis de vento para (como se espera), validar os resultados prévios do CFD.
3) Fase das pesquisas no ar, como em aviões experimentais – a Série X – que podem voar com ou sem pilotos, para analisar e demonstrar o potencial de uma tecnologia especifica.
O desafio tem como alvo específico a parte CFD das pesquisas aeroespaciais da NASA. O software FUN3D é escrito, quase exclusivamente, em linguagem em “Fortran modern”.
A NASA procura pessoas qualificadas que possam fazer o download do código FUN3D, analisar os “gargalos” de desempenho e identificar possíveis modificações que possam levar a uma drástica redução no tempo de computação.
O prémio de US$ 55.000 será distribuído entre o primeiro e segundo colocados em duas categorias. As propostas serão recebidas até 29 de junho e os resultados, anunciados até 9 de agosto.
Por Ernesto Klotzel
Publicado em 10/05/2017, às 12h34 - Atualizado às 13h00
+lidas