Os três novos H135 serão utilizados como aeronaves de suporte no Kennedy Space Center
Nasa utilizará novos helicópteros em suporte as missões de lançamento no Kennedy Sspace Center, na Flórida
A Nasa encomendou três helicópteros H135, marcando a primeira parceria a agência espacial americana e a Airbus Helicopters. O pedido foi anunciado durante a Heli Expo Trade, que aconteceu em Anaheim, na Califórnia.
O H135 será operado a partir do Kennedy Space Center, na Flórida, apoiando as missões de lançamentos, segurança, serviços médicos de emergência e transporte de passageiros. Dois dos helicópteros estão programados para entrega até meados do ano, com um terceiro planejado para o início de 2021.
“A Nasa escolheu o H135 porque a Airbus foi capaz de atender a todos os requisitos de missão, incluindo movimentação de pessoal, funções policiais aéreas, combate aéreo a incêndios, treinamento em armas e operações sobre a água”, disse Dave Ramsey, diretor de operações de voo da Nasa no Kennedy Space Center.
Como parte de uma iniciativa de substituição de frota, a Nasa adquirirá as aeronaves através da Davenport Aviation, uma pequena empresa certificada pela SBA e empreiteira HUBZone especializada no fornecimento de equipamentos aeroespaciais para agências governamentais.
O H135 é conhecido por sua confiabilidade e versatilidade. A mais nova versão do modelo conta com a suíte de aviônicos Helionix desenvolvido pela Airbus especificamente para helicópteros. O modelo conta com o rotor de cauda carenado Fenestron, que aumenta a segurança operacional e reduz o ruído em determinadas operações.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 04/02/2020, às 13h00 - Atualizado em 05/02/2020, às 08h16
+lidas