A intenção é a de levar todo o acervo para um espaço dentro do Memorial Aeroespacial Brasileiro
No último sábado, dia 12, um encontro entre autoridades e membros do Museu da Tam definiu a transferência do atual acervo disposto em São Carlos, no interior de São Paulo, para novas instalações na cidade de São José dos Campos, onde estão a sede da Embraer, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Memorial Aeroespacial Brasileiro.
O acordo inicial prevê que o novo museu seja construído na área onde hoje já se encontra o Memorial Aeroespacial Brasileiro. O espaço é anexo ao aeroporto de São José dos Campos e próximo a instalações da Embraer.
Por ora, as conversas iniciais preveem a transferência completa do antigo Museu da Tam para São José dos Campos, e não mais para um museu aeronáutico a ser erguido no Aeroporto do Campo de Marte, localizado em São Paulo, como se cogitou em 2017, ainda sob a gestão de João Doria.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, os planos de construir um museu aeronáutico e um parque na área onde está o Campo de Marte seguem inalterados. E o edital para a concessão dos espaços deve ser publicado ainda neste semestre.
A conversa de sábado contou com a presença do presidente do Museu da Tam, João Amaro, do prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, do coronel Ozires Silva e demais autoridades do museu e da cidade. Simbolicamente, o contrato foi redigido e assinado por todos em uma folha de caderno. O documento oficial deve ser firmado nos próximos dias.
De acordo com envolvidos, a instalação do museu próximo à Embraer é vista com bons olhos pelo fabricante e por autoridades da Aeronáutica, que consideram fundamental a divulgação da cultura aeronáutica na cidade.
Acervo do MAB conta com diversas aeronaves e tecnologias desenvolvidas pelo CTA.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 14/05/2018, às 13h00 - Atualizado às 15h48
+lidas