Encomenda de US$ 14 bilhões passa por uma revisão
Os planos de expansão comercial da Airbus no “território” da Boeing enfrentam um potencial retrocesso enquanto a Delta Air Lines reexamina sua encomenda de US$ 14 bilhões para encomendar os dois mais modernos widebodies do fabricante europeu, mas ficou claro que a Delta não tem encomendas pendentes com a Boeing.
A Delta, conhecida como um comprador astucioso e influente, está estudando suas encomendas de jatos de dois corredores diante dos indícios de saturação do mercado de voos de longo alcance.
A revisão pretendida pela Delta reforça as preocupações da indústria com relação aos novos jatos de longo alcance, cujo mercado parece ter passado do pico de encomendas. No ano passado, o grupo American Airlines cancelou a encomenda de aeronaves A350, enquanto a United Continental Holdings informou que pode trocar os A350 encomendados por jatos menores.
A Airbus superou a Boeing em 2014, ao fechar a venda de 50 jatos e deverá entregar o primeiro de 25 Airbus A350, para substituir seus Boeing 747. Outros 25 A330neo – modelo que ainda não voou – para substituir os 767, completariam a encomenda.
A perspectiva do adiamento ou mesmo cancelamento da encomenda da Delta, coloca em xeque a evolução da Airbus no mercado norte-americano.
Por Ernesto Klotzel
Publicado em 19/04/2017, às 10h39 - Atualizado às 10h45
+lidas