AERO Magazine
Busca

Bird strike

Motores de avião da KLM colidiram com pássaros após decolagem

Os dois motores de um Airbus A330-200 da KLM foram danificados após uma colisão com pássaros


A aeronave conseguiu retornar ao aeroporto de Amsterdã, ponto de origem de um voo que seguiria para os EUA - Reprodução/Redes Sociais
A aeronave conseguiu retornar ao aeroporto de Amsterdã, ponto de origem de um voo que seguiria para os EUA - Reprodução/Redes Sociais

Um Airbus A330-200 da KLM precisou retornar ao aeroporto internacional de Schiphol, em Amsterdã, no fim da madrugada da última sexta-feira (15), depois de seus dois motores terem colidido com pássaros.

A aeronave de matrícula PH-AOA, em operação comercial desde agosto de 2005, seguiria para Houston (IAH), quando houve o incidente. Ela interrompeu a subida a 6.000 pés (1.829 m), cerca de quatro minutos após a decolagem. A tripulação reportou vibrações em ambos os motores e informou a necessidade de retornar. Os pilotos também solicitaram permissão para permanecer nas proximidades para executar os procedimentos de verificação antes de realizar o pouso.

Até a manhã desta terça-feira (19), o avião ainda estava em solo, mas, segundo a plataforma de monitoramento de voos Flightradar24, seu retorno operacional está previsto para terça-feira (20), em um voo para Vancouver (YVR), no Canadá.

A KLM compete diretamente com a United Airlines na rota ligando AMS e IAH. Ambas fazem um voo diário entre os dois destinos, utilizando o Airbus A330-200 e o Boeing 777-200, respectivamente.

Em novembro de 2019, a companhia aérea europeia anunciou que os widebodies de fabricação local deixariam de operar na empresa até 2025, para darem lugar definitivamente ao Boeing 787, mas ainda há onze aeronaves efetuando voos internacionais de maneira regular.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/11/2024, às 08h07


Mais Notícias