AERO Magazine
Busca

Mais de 60.000 pessoas

Milhares de pessoas se reuniram na Academia da Força Aérea

Academia da Força Aérea recebeu a Esquadrilha da Fumaça e milhares de pessoas se reuniram para assistir shows aéreos


Domingo Aéreo volta  depois de dois anos devido a crise da pandemia - AFA
Domingo Aéreo volta depois de dois anos devido a crise da pandemia - AFA

Mais de 60.000 pessoas se reuniram na Academia da Força Aérea (AFA) para acompanhar o Domingo Aéreo, que aconteceu ontem (21), em Pirassununga, no interior de São Paulo.

Desde os primeiros raios de sol já haviam movimentações no pátio da AFA para fazer os últimos ajustes. Às 9h foram abertos os portões ao público em geral que logo ocuparam vários pontos da base.

Entre as atrações militares estiveram presentes o Embraer KC-390, Airbus SC-105, Embraer T-27M, Neiva T-25, Lockheed P-3 Orion, Embraer A-1AMX e Northrop F-5EM. A Marinha também se fez presente no evento, com caça aeronaval AF-1 (A-4 Skyhawk) que realizou algumas passagens baixas.

A aviação civil também participou do evento, com helicópteros e aviões acrobáticos. A Azul Linhas Aéreas enviou um dos seus Embraer 195 E1.

Destaques

Entre os pontos altos do evento esteve as apresentações da Esquadrilha da Fumaça e dos Halcones, o time de demonstração aérea da Força Aérea Chilena. Ao todo, foram dois shows de cada, uma durante a manhã e outro na metade da tarde.

Os Halcones são amigos de longa data da Fumaça e já vinheram em outras edições do Domingo Aéreo. O grupo é formado por cinco aviões acrobáticos Gamebird GB-1, de fabricação norte-americana. Este avião, diferente do A-29 (que é um caça leve), é projetado exclusivamente para manobras acrobáticas em shows aéreos.

Halcones
Esqadrilha da Fumaça se apresnetou na casa dos Halcones, no Chile, em abril- AFA

Já a Esquadrilha da Fumaça, que comemorou seus 70 anos em maio, realizou duas apresentações, sendo que houveram duas belas surpresas.

A primeira delas foi o voo em formação entre o E-195 da Azul com quatro aviões da Fumaça, que realizaram várias passagens baixas sobre a AFA. A segunda surpresa, que na verdade era esperada, foi o sobrevoo entre três A-29 ao lado de um T-6 Texan, pintado com as cores originais da Fumaça. O clássico avião foi o começo da Esquadrilha, ainda na década de 1950.

Equipes civis também tiveram participações, em destaque como a Turma da Mônica, a Acro, a esquadrilha Céu e a Fox. Além disso, houveram apresentações individuais de aeronaves acrobáticas.

EDA
A fumaça comemorou no mês de maio 70 anos de história - AFA 

O Domingo Aéreo voltou a acontecer depois de dois anos, devido a crise sanitária da pandemia da covid-19.

Fumaça pelo Brasil

A Esquadrilha da Fumaça já divulgou a agenda para o restante deste mês e para setembro. O time irá passar por várias cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, realizando demonstrações em alusão ao bicentenário da Independência. 

Confira abaixo os lugares das apresentações:

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 22/08/2022, às 14h35 - Atualizado às 14h37


Mais Notícias