Cinco pessoas, incluindo uma criança, foram resgatadas com vida após passarem mais de dois dias na selva amazônica boliviana
Cinco pessoas, incluindo uma criança, foram resgatadas com vida após sobreviverem por mais de dois dias na selva amazônica da Bolívia, depois que um Cessna 172M Skyhawk caiu em uma área de pântano infestada por jacarés. O acidente ocorreu durante um voo entre Baures e Trinidad, e a aeronave foi localizada após uma complexa operação de busca aérea e terrestre coordenada pelas autoridades bolivianas.
A aeronave de matrícula CP-1099, desapareceu dos radares na última terça-feira (29), durante um voo entre as cidades de Baures e Trinidad. Aproximadamente uma hora após a decolagem, o piloto relatou problemas técnicos, antes que todas as comunicações com o avião fossem interrompidas. A bordo estavam o piloto, três mulheres e uma criança.
O Ministério da Defesa da Bolívia, com apoio do Vice-Ministério da Defesa Civil, da Força Aérea Boliviana, de autoridades locais, da Empresa de Servicios Aéreos Boliviana (Esabol) e de equipes especializadas, iniciou uma operação de busca e resgate.
#Bolivia | A miraculous rescue in the Amazon: Five people, including a child and the 29-year-old pilot, were found alive after spending 36 hours stranded on top of their crashed plane in an alligator-infested swamp.
— Turbine Traveller (@Turbinetraveler) May 3, 2025
The light aircraft had vanished from radar on Wednesday during a… pic.twitter.com/2NpB5A4nwT
O 72.º Grupo Aéreo da força aérea da Bolívia realizou dois voos com aeronaves leves sobre a área suspeita da queda, somando mais de seis horas de varredura aérea, o que permitiu a definição das coordenadas iniciais para localização da aeronave.
Na sexta-feira (2), às 07h20 (horário local), um helicóptero EC-145 equipado com guincho e dispositivos especiais de resgate partiu de Santa Cruz de la Sierra. No mesmo dia, pescadores locais localizaram os sobreviventes sobre os destroços do avião, pedindo ajuda em meio ao pântano. Imagens do resgate circularam nas redes sociais.
O avião foi encontrado após dois dias e dezoito horas de buscas, nas proximidades da comunidade Pedro Ignacio Muiba. Segundo as autoridades bolivianas, todos os ocupantes foram encontrados com vida e em condição estável.
Autoridades explicaram que as condições climáticas adversas dificultaram o reconhecimento aéreo e terrestre, prolongando a duração da operação de resgate. Os sobreviventes receberam alimentação, atendimento médico imediato e foram transferidos por via aérea para a cidade de Trinidad, onde permanecem sob observação e proteção institucional.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 05/05/2025, às 14h13
+lidas